Produtos eram vendidos fora do prazo de validade e não possuíam informações relevantes ao consumidor.

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul (Procon-MS) se deslocou até Sidrolândia, para fiscalizar três supermercados que são alvos frequentes de denúncias por consumidores da região.
Os locais vistoriados são Comercial Frutilândia, localizado na rua Tomás Cáceres; Comercial de Alimentos Nutrimais, que encontra-se na rua Dorvalino dos Santos e Supermercado Nandas, localizado na rua Santa Catarina.
Foram constatadas irregularidades cometidas pelos estabelecimentos, como venda de produtos fora do prazo de validade; itens sem informações; produtos com embalagens violadas; armazenamento inadequado e mercadorias com aparência e odor desagradáveis.
Na Comercial Frutilândia estavam à venda com prazo expirado três embalagens de filé de peito de frango; quatro quilos de polentinha; cinco porções de costela suína embaladas, 14 embalagens de shampoo e três de bolo.
Na Comercial de Alimentos Nutrimais havia produtos vencidos como embalagens de palmito, pimentas em conserva, nove unidades de bolos caseiros, oito embalagens de pães, bacon, ração para cães e citronela.
Vinho colonial, cervejas, bacon com odor forte e aparência de deterioração, chocolate e alguns doces não continham informações necessárias ao consumidor e estavam em condições precárias de armazenamento.
E, no Supermercado Nandas, havia lasanha, hambúrguer, iogurte, cerveja e ovos fora do prazo de validade. Além disso, roscas doces, linguiça, carne bovina e frango temperado não apresentavam informações ao consumidor.
O Procon-MS também já deslocou suas equipes ao município de Rochedo, no Supermercado Eliane após denúncias por irregularidades. O estabelecimento por autuado.
Ao Correio do Estado, o superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, orienta aos consumidores que não compre um produto apenas pelo seu preço atraente.
“Ele deve observar se o produto está dentro do prazo de validade. Observar também se as especificidades do produto são inerentes à ele, se estão guardados na temperatura ideal e bem congelados”.
Denúncias pelo app
O Procon-MS também está no aplicativo “MS Digital”. Além de outros serviços disponibilizados, denúncias e reclamações podem ser feitas pelo app.
Basta ir no ícone “Procon” e depois, na aba “denúncia”. A partir daí, aparecerão seis passos (tipo de denúncia, tipo de lugar, anexo de fotografias, descrição do ocorrido em até 200 caracteres, endereço do local) para preenchimento.
A denúncia cairá automaticamente no sistema do Procon e a partir dela o estabelecimento estará sujeito às penalidades cabíveis, caso as denúncias sejam concretas.
A ferramenta permite que os consumidores façam denúncias sem precisar aglomerar nos postos do Procon, contendo o contágio do novo coronavírus.
Além da possibilidade de efetivação de denúncias pelo app, também é possível averiguar quais são as empresas com mais reclamações ou elogios no Estado, consultar pesquisas de preços e saber quais são direitos do consumidor.
Desenvolvido com o intuito de facilitar a vida do sul-mato-grossense, o “MS Digital” é um aplicativo que permite que o cidadão tenha acesso à quase 80 serviços públicos, sem sair de casa.
A ferramenta ocupa 32MB de memória do celular e é desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI).
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!