Encontro em Chicago reúne médicos do mundo inteiro.

Especialistas alertam para "tsunami" de doentes idosos com câncer
Encontro em Chicago reúne médicos do mundo inteiro. / Foto: © Marcello Casal jr/Agência Brasil

Com o envelhecimento da população, os serviços de saúde do mundo todo serão atingidos por um 'tsunami grisalho' de doentes idosos com câncer, nas próximas duas décadas, alertam oncologistas. Em Chicago, no encontro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, da sigla em inglês), os especialistas pediram uma ação urgente para aumentar a força de trabalho médica ao alertarem para o fato de que o mundo 'não está preparado' para essa explosão.

O tsunami grisalho é uma metáfora usada para descrever o envelhecimento populacional e os impactos econômicos e de saúde associados aos mais velhos. Com o aumento da expectativa média de vida, estima-se que essa cada vez maior população idosa necessitará de cuidados específicos de saúde.

“À medida que a população se expande e a incidência aumenta, estamos realmente preparados para lidar com essas necessidades? Acho que globalmente não estamos preparados', adverte Andrew Chapman, diretor do Sidney Kimmel Cancer Center-Jefferson Health e especialista em oncologia geriátrica.

“Sabemos que o câncer é uma doença associada ao envelhecimento e há vários mecanismos biológicos que o explicam', afirma Chapman. “O que muitas vezes é esquecido é que os objetivos, desejos, necessidades, preferências e problemas dos adultos mais velhos são muito diferentes dos do adulto médio', sublinha.