A disputa judicial envolveu uma conta de quase R$ 6 mil por causa de supostos danos causados ao piso do banheiro por respingos de urina

Um juiz na cidade de Dusseldorf, na Alemanha, deu a um homem o direito de urinar de pé depois de uma disputa judicial entre ele e seu senhorio.

O homem, que não teve seu nome divulgado, contestou na Justiça uma conta de cerca de 6 mil reais que recebeu do senhorio por supostos danos causados por respingos de urina ao piso de mármore do banheiro de seu apartamento.

Mas Stefan Hank, que presidiu o caso, deu ganho de causa ao inquilino, observando que "urinar de pé ainda é prática comum".

Na Alemanha, há um debate sobre se homens devem urinar em pé ou sentados. Diversos banheiros públicos do país exigem que homens urinem sentados por uma questão de higiene.

Quem adere à prática de sentar-se, porém, costuma ser apelidado de Sitzpinkler, termo que sugere um comportamento não muito masculino.

Os debates já envolveram até grupos feministas e, segundo a mídia alemã, gerações mais jovens de alemães já não insistem em urinar de pé.

Por sinal, o juiz Hank alertou o inquilino sobre a mudança de hábitos, alertando que urinar de pé vai causar "desavenças com pessoas vivendo sob o mesmo teto, especialmente do sexo feminino". Mas o magistrado se recusou a aceitar o argumento de que o homem poderia ser responsabilizado por danos ao piso.

"O ato de urinar em pé ainda é disseminado na Alemanha", afirmou o juiz.