Estudantes irão aprender como funciona legislativo e poderão apresentar projetos.

Deputados pedem participação mais ativa de jovens na política
Deputados falam com jovens estudantes, no plenário da Assembleia / Foto: Wagner Guimarães;ALMS

Os deputados pediram uma participação mais ativa dos jovens na política do Estado. Eles falaram nesta manhã (19), com um grupo de estudantes que fazem parte do programa "Parlamento Jovem", onde alunos eleitos em suas escolas, aprendem o trabalho do legislativo e podem até apresentar projetos de lei.

"É importante fazer parte do processo político, já que ainda é a saída para os projetos e ações na sociedade, mesmo que haja esta revolta generalizada com os políticos, pois vai ser aberto um espaço nas eleições, que de alguma forma vai ser preenchido", disse o presidente da Assembleia, Junior Mochi (MDB).

Ele ponderou que apesar as "críticas a classe política", a busca por informações sobre como funciona os poderes e as atividades do legislativo, facilita na fiscalização e acompanhamento. "As críticas só são possíveis porque existe democracia, eles (jovens) precisam despertar para este tema, para defender mudanças e transformações".

Futuros políticos - O deputado Amarildo Cruz (PT) lembrou que muitos estudantes, podem inclusive ser políticos e deputados em um futuro breve. "Quem acompanha e conhece o funcionamento terá base e fundamento para questionar os deputados, não se pode fechar os olhos para política, já que pessoas com más intenções existem em todas as profissões".

O petista ainda destacou que "alunos-deputados" é mais um "canal de comunicação" do legislativo com a Assembleia. "As pessoas precisam saber o que os deputados fazem e o que cada um defende, até para escolher o candidato certo".

Programa - Começou nesta segunda-feira (19), durante a manhã, a capacitação dos estudantes que fazem parte do Programa "Parlamento Jovem". O grupo com 24 alunos titulares e 24 suplentes, representam escolas municipais e estaduais da rede pública, além de particulares e do Colégio Militar.

Durante a semana, vão assistir palestras sobre cidadania e ética, assim como ter conhecimento do trabalho dos poderes legislativo, executivo e judiciário. A posse do novo grupo está previsto para o dia 5 de março. Eles podem apresentar projetos, que serão repassados aos deputados.