O poker é uma das modalidades que mais crescem no Brasil e no mundo.

Coordenação, agilidade e memória: os diversos benefícios do poker
/ Foto: PIXABAY

Reconhecido mundialmente como um esporte da mente desde 2010, sendo integrado ao grupo que já contava com o xadrez, damas, bridge e go, o poker é uma das modalidades que mais crescem no Brasil e no mundo. Parte desse sucesso veio da expansão de plataformas online, que permitem que jogadores de todas as partes do planeta possam se enfrentar de onde estiverem e a qualquer momento.

Por se tratar de uma atividade intelectual, muitas vezes são destacadas as vantagens mentais e cognitivas do poker, mas o que nem todo mundo sabe é que ele pode proporcionar também diferentes benefícios físicos e sociais. Não à toa, o jogo de cartas se transformou não só em uma profissão como também em um hobby divertido e rentável, sem nem precisar sair de casa.

Benefícios mentais e emocionais

Por se tratar de um esporte da mente, o primeiro item da lista apresenta os benefícios psicológicos de se praticar uma modalidade como o poker. Embora seja um jogo disputado em grupo, essa é uma atividade individual, pois cada jogador representa a si mesmo durante uma partida. Com isso, o indivíduo acaba desenvolvendo diferentes habilidades mentais e emocionais para lidar com os desafios a cada rodada.

Além de estimular a autoconfiança, o título ajuda a promover a criatividade, possibilitando a adoção de diferentes estratégias. Outro aspecto intrínseco do jogo é o poder de lidar com a pressão, já que demanda raciocínios e tomadas de decisões rápidas diante das ações dos competidores. Isso faz com que o jogador também crie resiliência para lidar com as adversidades e possa gerenciar melhor os riscos e imprevisibilidades.

Benefícios cognitivos

Também ligados diretamente ao cérebro, os aspectos de cognição fazem parte de um processo de aprendizado e elaboração de conhecimento. Dessa forma, compõem a lista de benefícios que vão desde a melhora de concentração até o desenvolvimento de habilidades matemáticas, já que o poker é um esporte que envolve muitas contas e probabilidades e exige extrema atenção.

Além disso, aguça o poder analítico do usuário de modo que ele utilize as informações das cartas em mãos e da mesa para resolver problemas e tomar decisões. Para ajudar, ele pode usar dados estatísticos e calcular possíveis ações e resultados em um curto espaço de tempo. Todos esses aprendizados podem ser aplicados em diversas áreas da vida, como nas finanças pessoais ou nos negócios.

Benefícios físicos

Para a surpresa de muita gente, o poker não é um esporte que exercita somente o cérebro e as emoções. Mesmo sendo praticada por pessoas sentadas, a atividade ajuda a desenvolver uma série de habilidades físicas, como a coordenação motora, a circulação sanguínea e até a aliviar sintomas de doenças.

Pode parecer bobagem, mas as ações de embaralhar, distribuir e manusear cartas contribuem diretamente para a melhoria da coordenação mão-olho, o que aperfeiçoa a agilidade e aperfeiçoamento dos movimentos dos dedos, além de estimular a circulação de sangue dos membros superiores.

Como se não bastasse, por se tratar de uma atividade de lazer relaxante e agradável, pode ajudar a melhorar o humor e reduzir os níveis de estresse, impactando diretamente para a saúde geral, do coração e do sistema imunológico. Fora isso, ao processar várias informações durante uma partida, o cérebro é estimulado a trabalhar em sintonia com o sistema nervoso central, responsável pela percepção, raciocínio e locomoção.

Outros benefícios

Indo além das vantagens para o próprio corpo, o poker é um jogo que também oportuniza a melhoria dos relacionamentos. Pode-se dizer que é um esporte que ajuda a desenvolver habilidades sociais e de comunicação, uma vez que envolve interação com outras pessoas, seja em campeonatos ou em uma roda de amigos. Por isso, esses momentos podem se tornar uma grande oportunidade de networking profissional ou pessoal.

Mais do que um hobby ou uma atividade de lazer, a modalidade também pode ser uma forma de entretenimento. Isso, no entanto, não restringe apenas a jogadores profissionais que fazem do esporte a sua carreira. Com a criação das plataformas online, muitos praticantes amadores também se podem encontrar na Twitch ou Facebook Gaming, partilhando todas suas sessões para centenas ou até milhares de espectadores. Esta é uma boa forma de interagir com novas pessoas e criar novas comunidades com os mesmos interesses.

Coordenação, agilidade e memória: os diversos benefícios do poker
Coordenação, agilidade e memória: os diversos benefícios do poker
Coordenação, agilidade e memória: os diversos benefícios do poker
Coordenação, agilidade e memória: os diversos benefícios do poker
Coordenação, agilidade e memória: os diversos benefícios do poker
Coordenação, agilidade e memória: os diversos benefícios do poker