A campanha foi prorrogada pelo Ministério da Saúde por conta da baixa adesão.

Campanha de vacinação contra a pólio segue até sexta-feira
Campanha contra polio. / Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Termina na sexta-feira (30), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em todo o Brasil. A proposta é reforçar as coberturas vacinais contra a pólio e outras doenças que podem ser prevenidas, além de evitar a reintrodução de vírus que já eliminados do país.

Já prorrogada pelo Ministério da Saúde por conta da baixa adesão, crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite, desde que já tenham recebido às três doses da Vacina Inativada Poliomielite previstas no esquema básico.

 As doses estão disponíveis em mais de 40 mil pontos de vacinação. A meta da pasta é imunizar contra a pólio 95% do público-alvo, formado por 14,3 milhões de crianças menores de 5 anos, mas até o fim de semana apenas 6 milhões de doses contra a pólio haviam sido aplicadas.

Multivacinação

Outra campanha em andamento é a de multivacinação, as doses disponíveis são para Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Entre adolescentes com idade até 15 anos, estão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). O ministério reforça que todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros, sendo aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Como se vacinar?

Em Campo Grande as UBS E UBSF (Unidades Básicas de Saúde e da Família) realizam a imunização das 7h30 às 10h45 e de 13h às 16h45 de segunda a sexta-feira.