Trabalhador entrou no interior de silo para realizar “QUEBRA” (ação de desbarrancar grãos da parede do silo).



Bombeiros de Maracaju atendem ocorrência em fazenda. Trabalhador veio a óbito, após entrar em silo e ficar soterrado por soja
Capitão do Corpo de Bombeiros de Maracaju orientando os trabalhos para remoção do corpo. / Foto: Robertinho/MaracajuSpeed

Os militares do Corpo de Bombeiros de Maracaju, foram acionados por volta das 11:00h, da manhã da terça-feira (5), para que se deslocassem a uma fazenda a cerca de 40 quilômetros do perímetro urbano de Maracaju, que tem como acesso, à Rodovia MS-162, que liga a cidade Maracaju a cidade de Sidrolândia.

O comunicante informou que um dos trabalhadores havia entrado em um silo de armazém, com carga aproximada de 9 mil sacas de soja, para realizar a quebra do material compactado nas paredes do silo, e que o material desbarrancou e soterrou o trabalhador.

Imediatamente os militares do Corpo de Bombeiros de Maracaju, separaram equipamentos e se deslocaram para a fazenda.

Os Bombeiros chegaram na propriedade rural, por volta das 11:40h, e imediatamente começaram os procedimentos, para a retirada do corpo do trabalhador, que infelizmente devido ao tempo que estava submerso nos grãos, já teria falecido.

Acidente de trabalho, narrado pelo o sobrinho da vítima

ALAOR SOARES VIEIRA (45), entrou no silo preso por uma corda, através de um talabarte afixado em sua cintura, sendo auxiliado pelo o seu sobrinho E. G. de S. (27), e começou o trabalho da ‘Quebra’ do material, contudo assim que começou a realizar a manobra, o material se soltou de uma vez, vindo a soterrar ALAOR SOARES VIEIRA (45).

O seu sobrinho E. G. de S. (27) tentou ajuda-lo puxando a corda que estava presa a sua cintura, mas infelizmente não conseguiu ajudar seu tio. O sobrinho E. G. de S. (27) gritou por socorro, e outros trabalhadores foram em socorro a ALAOR SOARES VIEIRA (45), e tentaram puxar a corda de segurança, mas o peso exercido pelos os grãos no corpo, era enorme e não permitiu o seu salvamento.

Trabalho dos Bombeiros

Como havia uma corda afixada no corpo de ALAOR SOARES VIEIRA (45), os Bombeiros utilizando de cabos, carretilhas e mosquetões, montaram uma estrutura, para fazer com que a corda corresse sem atrito, e prenderam este sistema a corda de segurança que estava preso ao corpo de ALAOR SOARES VIEIRA (45), e vários trabalhadores começaram a puxar via sistema braçal. Contudo a corda que estava presa ao corpo de Alaor, se rompeu, impossibilitando a remoção de seu corpo dos grãos.

Diante a falha na tentativa de resgate do corpo, foi decido que fosse feita a retirada dos grãos via mecanismo do armazém e acondicionada a soja direto em várias carretas. Sendo assim foram ligados os maquinários e os grãos começaram a ser escoado do silo. Após cerca de uma hora de retirada dos grãos foi localizado o celular de Alaor, que tocava a todo o instante, sendo sua filha e seu filho, tentando falar com seu pai.

Retirada do Corpo

O corpo de ALAOR SOARES VIEIRA (45), foi localizado por volta das 01:30h, da madrugada da quarta-feira (6), cerca de 14 horas após ele submergir nos grãos.

A Polícia Civil de Sidrolândia esteve no local e realizou os procedimentos de praxe, após os militares do Corpo de Bombeiros retirarem o corpo de ALAOR SOARES VIEIRA (45), do interior do silo.

O Corpo de Bombeiros de Maracaju, permaneceu no local, empenhados até a localização e retirada do corpo, tendo os militares retornado para Maracaju, por volta das 03:00h da manhã.