Asteroide gigante poderá ser facilmente observado nesta segunda feira

O asteroide 2004 BL86, com cerca 500 metros de diâmetro, vai passar relativamente perto da Terra na noite desta segunda-feira. De acordo com a Nasa, agência espacial americana, o acontecimento não representa nenhum risco para o nosso planeta.

Você poderá assistir ao vivo à passagem do asteroide 2004 BL86, a partir das 14h (horário de Brasília). O observatório Slooh e a Nasa estão acompanhando a aproximação do corpo rochoso em parceria. A transmissão terá ainda discussões entre astrônomos da agência americana e do próprio Slooh, em inglês. Também será possível enviar perguntas sobre o fenômeno no Twitter, sempre em inglês, utilizando a hashtag #SloohBL86.

O asteroide passará a cerca de 1,2 milhão de quilômetros da Terra, uma distância três vezes maior que a que separa nosso planeta da Lua. Astrônomos profissionais e amadores estão se preparando para ver o asteroide, que passará pelo ponto mais próximo da Terra às 14h19m (horário de Brasília), de acordo com a Nasa. Basta um telescópio caseiro ou um par de binóculos potentes para ver o asteroide.

— Embora não represente uma ameaça à Terra num futuro próximo, será uma passagem relativamente perto de um asteroide grande, o que nos proporcionará uma oportunidade única para observar e aprender mais — disse, em comunicado, o astrônomo Don Yeomans, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena.

O asteroide, que orbita o Sol a cada 1,84 ano, foi descoberto há 11 anos pelo telescópio Linear (Lincoln Near-Earth Asteroid Research), localizado no Estado do Novo México.

Os cientistas planejam mapear a superfície dele com radar durante o sobrevoo, na esperança de aprender mais sobre o seu tamanho, sua forma, sua taxa de rotação e outras características.

— No momento, não sabemos quase nada sobre esse asteroide, portanto, é provável que haja surpresas — declarou ao SpaceWeather.com o astrônomo Lance Benner, também do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

De acordo com a agência espacial americana, o 2004 BL86 será o maior asteroide a passar tão perto da Terra até a chegada do 1999 AN10 em 2027.

A Nasa atualmente rastreia mais de 11 mil asteroides em órbitas que passam relativamente perto da Terra. A agência diz ter localizado mais de 95% dos maiores asteroides, aqueles com diâmetro de 900 metros ou mais, com órbitas que os levam relativamente perto da Terra.

Um objeto desse tamanho atingiu o planeta há cerca de 65 milhões de anos no que hoje é a península de Yucatán, no México, provocando uma mudança climática global que se acredita tenha sido responsável pela extinção dos dinossauros e muitas outras formas de vida na Terra.

Dois anos atrás, um asteroide relativamente pequeno explodiu na atmosfera sobre a cidade de Chelyabinsk, na Rússia, deixando mais de 1.500 pessoas feridas por estilhaços de vidro e destroços voando. Nesse mesmo dia, um outro asteroide não relacionado com ele passou a apenas 28 mil quilômetros da Terra, mais perto do que as redes de satélites de comunicação que cercam o planeta.