Guilherme Nascimento de Oliveira, de 18 anos, é aluno do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e já havia conquistado o primeiro lugar da olimpíada em 2017.

Aluno conquista pela 2ª vez seguida o 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática
/ Foto: André Rodrigues/G1

Pelo segundo ano seguido, o estudante Guilherme Nascimento de Oliveira, de 18 anos, foi primeiro colocado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que teve resultado divulgado na tarde desta quarta-feira (21). Aluno do campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), ele sonha em seguir a área de exatas.


A trajetória de olimpíadas de matemática vem desde 2015, quando conquistou a medalha de prata. De lá para cá, o terceiro ouro. Ele só não sabe em que colocação ficou em 2016 porque, nesse ano, a olimpíada apresentava os medalhistas por ordem alfabética. Guilherme conversou com o G1.
 

"Disputei a olimpíada pela primeira vez em 2015 e fiquei com a medalha de prata. Depois, em 2016 e 2017, ganhei dois ouros. Mas ganhar pela terceira vez consecutiva foi muito emocionante. Estou feliz. Apesar de já ter conquistado o título outras vezes, sempre fica a expectativa e o frio na barriga", disse.
 
Guilherme está cursando o último ano do ensino médio integrado do Ifes. Como tem uma afinidade maior com a área de exatas, sonha em entrar em uma universidade para fazer ciências da computação.

Caminhada até o ouro
 
A olimpíada foi realizada em duas etapas, sendo a primeira em julho e a outra em setembro, em todo o país. Guilherme conta que se preparou bem para encarar as provas.
 

"Sempre me dedico aos estudos e me preparo para a competição. Estudar é algo que gosto de fazer. Conto com o incentivo dos meus pais, amigos e professores para estar sempre melhorando."
 

Outro talento capixaba
 
Na categoria nível 1 da Obmep, o estudante Daniel Brunoro Krohling também ficou em primeiro lugar. Ele é aluno da escola estadual Victorio Bravim, localizada em Marechal Floriano, na região Serrana do Estado.
 

A Olimpíada
 
Puderam participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas estudantes de escolas públicas e privadas de todo país, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio.