“O diálogo com o Partido Liberal (PL), partido do presidente Bolsonaro, é constante e promissor, demonstrando o nosso interesse em manter uma aliança sólida para o avanço dos objetivos políticos do PRTB”, finaliza Contar.

Alinhamento de Capitão Contar e Bolsonaro visa fortalecer a direita no congresso em 2026
Capitão Contar e Bolsonaro. / Foto: Assessoria de Imprensa

O ex-deputado estadual e atual presidente do PRTB-MS, Capitão Contar, diz que seu foco principal não é disputar a prefeitura da Capital. “Não era meu projeto inicial. Tenho um alinhamento com Bolsonaro muito importante para 2026, que estamos construindo desde 2022, fortalecido e reiterado em 2023, e é um compromisso que continua firme neste ano e que é de extrema importância para o futuro do nosso País”, declara Capitão Contar.

A princípio, o projeto do Capitão Contar que vem sendo construído com Jair Bolsonaro, é ser candidato a cargo federal em 2026. No entanto, ele não descarta mudar os planos caso a direita não tenha um nome competitivo para a disputa. Ele ressalta a necessidade de um nome ou chapa que favoreça o projeto para 2026 e que tenha reais chances de vitória em 2024 e que não ocorram construções que possam privilegiar o PSDB e deixar o estado monopolizado por um grupo só.

"É importante ter um nome com condição de êxito ou uma composição que nos dê garantias de que vai fortalecer nosso projeto para 2026. Se não, a gente arrisca entregar o ouro para um adversário que vai monopolizar o estado, como é o PSDB. Desde que alinhado com Bolsonaro e que seja propício para a retomada do resgate do nosso País e dos anseios da população, tudo é possível", pondera Contar.

Caso resolva ser pré-candidato a prefeito de Campo Grande, Contar deve puxar votos não só para si, como para seus aliados. Isso porque, o ex-deputado, que foi o mais votado da história de Mato Grosso do Sul, também saiu fortalecido das últimas eleições estaduais. Mesmo não tendo vencido a disputa para o Governo do Estado em 2022, Capitão Contar foi campeão de votos no primeiro turno e obteve mais de 200 mil votos só na Capital, no segundo.

Também existe a possibilidade do PRTB lançar uma chapa de vereadores composta apenas por militares. A recente conclusão do processo de reestruturação nacional do partido permitirá uma análise mais detalhada dessa opção. “É uma possibilidade. O processo de reestruturação nacional do PRTB foi resolvido há cerca de um mês e isso dificultou a construção de possíveis chapas. Mas a partir de agora podemos pensar nisso com mais tranquilidade e segurança.”, explica Contar.

Sem ainda ter batido o martelo, Capitão deixa a decisão por enquanto em aberto. Quanto às alianças, afirma que mantém o diálogo com o PL (Partido Liberal), partido do ex-presidente Bolsonaro, de quem é muito próximo. “O diálogo com o Partido Liberal (PL), partido do presidente Bolsonaro, é constante e promissor, demonstrando o nosso interesse em manter uma aliança sólida para o avanço dos objetivos políticos do PRTB”, finaliza Contar.