Emerson Guerra Carvalho foi alvo da Operação War e ficou 1 ano e 7 meses foragido; ele teria outras funções em grupo investigado.

Advogado suspenso que trabalhava para cigarreiros e fugiu pulando muros tem pedido de liberdade negado

O juiz Rodrigo Vaslin Diniz, substituto da Vara Federal de Naviraí –a 364 km de Campo Grande–, negou pedido de revogação de prisão a Emerson Guerra Carvalho, advogado que teve o direito de atuar suspenso e foi alvo de pedido de prisão em março de 2019, durante a Operação War –que apurou a atuação de um grupo de contrabandistas de cigarros.

Prestes a ser preso, Carvalho fugiu dos policiais pulando muros ao lado de sua casa, em Mundo Novo. Ele permaneceu 1 ano e 7 meses foragido, até se apresentar em outubro deste ano à Justiça Federal.

O pedido de liberdade foi feito pelo advogado tendo como base sua apresentação voluntária à Justiça, considerando “nobre ato de colaboração processual”. Além disso, destacou que a suspensão do direito de advogar e a intenção de firmar acordo de delação premiada podem pesar por sua liberdade –bem como o fato de possuir residência fixa, família constituída, ser réu primário e haver um cenário de risco sanitário com a pandemia de coronavírus.