VÍDEO: vereador estaciona na faixa de pedestres e é multado ao sair da Câmara

O vereador Pastor Sérgio Nogueira (PSDB) foi multado por uma infração de trânsito ao deixar a Câmara de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande. Ele havia estacionado o veículo, um Hyundai Tucson, sobre a faixa de pedestres na esquina da Avenida Marcelino Pires com a Rua Gaspar Alencastro. A reportagem não conseguiu contato com o parlamentar para comentar o caso.

Quando o parlamentar se aproximava de agentes da GM (Guarda Municipal) que colhiam dados do veículo para aplicar a multa, pessoas que presenciaram a situação começaram a filmar. Nogueira não deu muita atenção aos expectadores, entrou no carro para pegar um documento e entregou ao guarda.

Diante das provocações que sofria de quem filmava, o vereador disse apenas para que “construíssem” o que estavam fazendo. O vídeo que corre grupos de Whatsapp não informa a data do ocorrido, mas pela movimentação aparenta ter sido num dia de sessão na Câmara, que aparece rapidamente em trecho da gravação.

Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estacionar “no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre” constitui infração grave, com penalidade prevista de multa no valor de R$ 127,69 e remoção do veículo.

Movimentada, a região onde fica a Câmara de Dourados costuma ter poucas vagas para estacionamento, sobretudo pela proximidade como shopping. No entanto, o Palácio Jaguaribe, nome do prédio onde funciona o Legislativo, possuiu estacionamento privativo para os vereadores e alguns servidores.

POLÊMICA

O vereador Pastor Sérgio Nogueira ficou conhecido nacionalmente no final de 2014, após sugerir que homossexuais fossem isolados numa ilha por 50 anos. Na ocasião, durante inflamado discurso na Câmara, ele criticava a “desconstrução da família” definida nas “escrituras sagradas” e mencionava a segregação de gays para ilustrar o que considera a inviabilidade de reprodução entre casais com pessoas do mesmo sexo.

Com a repercussão do discurso, o parlamentar chegou a dizer que teve as falas distorcidas. Contudo, após a divulgação na íntegra de gravações audiovisuais daquela sessão, recuou e passou a frisar que tinha apenas a intenção de defender o modelo tradicional de família.