VÍDEO: Apadrinhados de políticos recebiam remédios e são investigados pela PF

Na manhã desta quarta-feira (15), a Polícia Federal, CGU (Controladoria Geral da União) e Ministério Público Federal atuam na “Operação Tarja Preta”. São cumpridos hoje 17 mandados de busca e apreensão, 12 mandados de condução coercitiva e 2 sequestros de bens de investigados em Campo Grande, Naviraí – centro das investigações – e Três Lagoas.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início em 2015, com objetivo de desmantelar o grupo especializado no desvio dos medicamentos, além do uso político da farmácia municipal em favor de 'apadrinhados' dos atuais detentores do poder local. Atuam 90 policiais federais e 9 servidores da CGU na operação desta quarta-feira.

A operação é referente a procedimentos utilizados pela Gerência de Saúde da Prefeitura Municipal de Naviraí no desvio de medicamentos e ao uso político da farmácia municipal. As investigações começaram através da Delegacia de Polícia Federal de Naviraí, com a constatação da existência de um grupo ligado ao chefe do Executivo do município, com fornecimento direcionado de medicamentos, em prejuízo da população carente.

Relatório da CGU constatou prejuízos ao erário, além da existência de pessoas beneficiadas pela distribuição direcionada de medicamentos e uso político da farmácia municipal que, através de servidores públicos, corrupção e fraudes, ocasionaram desvio dos medicamentos.

Segundo a PF, gestores municipais se especializaram em desvio de remédios e realização de outros gastos relacionados com a aplicação de recursos federais repassados pelo Ministério da Saúde, por intermédio do Fundo Nacional de Saúde, na compra e destinação de medicamentos constante no Programa de Atenção Básica em Saúde.

Levantamento da CGU detectou, em apenas um ano, fraude superior a R$ 500 mil, valor que pode aumentar em razão das buscas e apreensões documentos encontrados durante a ação da Polícia Federal. Os materiais e objetos das buscas e apreensões serão encaminhados para a Delegacia da PF em Naviraí, onde também ocorrerá uma coletiva de imprensa para falar sobre o caso.