O vereador Roberto Durães (PSC) afirmou que já possui as assinaturas necessárias para aprovar na Câmara dos Vereadores a indicação que concederá título de ilustre visitante ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), correligionário do vereador, que deverá vir à Capital em maio pra ato político do partido. Durães afirma, inclusive, que Paulo Siufi (PMDB) também assina a matéria, já que o colega seria admirador de Bolsonaro.

O Jornal Midiamax perguntou a Durães se havia alguma razão específica para a honraria a Bolsonaro, que esteve envolvido em polêmica após homenagear, durante a votação do impeachment na Câmara Federal, o Coronel Ustra, a quem se atribui uma série de atos de torturas - inclusive contra a presidente Dilma Roussef - durante a ditadura militar. Porém, segundo Durães, trata-se apenas de uma retribuição de gentilezas.

"Isso é o meu partido que teve interesse de fazer isso. Afinal de contas, quando vem o Temer aqui fazem a indicação. Fizeram pro Collor, fizeram pra Dilma, e eu vou fazer para um membro do meu partido. Não tem uma especificidade por ser o Bolsonaro, mas porque é um membro do meu partido", destacou o vereador. "Quando eu fui lá ele me recebeu com todo o carinho. Almocei com ele, jantei com ele. Só quero retribuir a atenção", afirma.

Durães também relativizou as declarações polêmicas de Bolsonaro. "Eu não posso responder por um homem que tem mais de 18 anos e que é responsável pelos próprios atos. A opinião dele é dele, é um homem maduro e, claro, você tem que entender que quem está dentro das Forças Armadas cumpre ordens. Não é como no mundo civil onde a gente tem liberdade", concluiu.