Braz Melo (PSC) reuniu-se com o Promotor de Justiça Dr. Etéocles Brito.

Vereador de Dourados solicita providências contra ENERGISA sobre cobrança indevida do ICMS

Mendonça Dias Júnior da 10ª Promotoria de Justiça de Dourados, responsável pela Defesa do Consumidor com o intuito de solicitar o apoio do Ministério Público na luta pela retirada da cobrança indevida do ICMS das contas de energia elétrica.

A cobrança indevida do ICMS sobre os valores das “Tarifas de Transmissão e Distribuição” nas contas de energia elétrica dos consumidores, foi declarada pelo Superior Tribunal de Justiça, visto que o imposto deve incidir somente sobre a energia efetivamente consumida, fato este que não está sendo respeitado pela concessionaria de energia do nosso Estado, a Energisa MS.

“Ficou definido de marcar uma nova reunião envolvendo além do MINISTÉRIO PÚBLICO, outros órgãos do poder Público Municipal, e sugeri a propositura de uma ação civil pública para que aquelas pessoas que não tenham condições de pagar um advogado possam também ser assistidas neste direito”, explicou o vereador.

Na reunião, o Promotor de Justiça informou a existência de três inquéritos civis que tramitam na Promotoria de Justiça, um referente ao caso da cobrança indevida do ICMS que aguarda a resposta da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) quanto ao pedido de perícia em algumas contas enviadas para o levantamento dos valores indevidos que constam na cobrança.

O inquérito civil que questiona a cobrança indevida do ICMS das contas de energia tramita sob o n° 06.2016.00001290-3. Ainda está correndo outros dois inquéritos civis contra a Energisa, um referente às constantes quedas de energia em algumas regiões de Dourados e outro questiona o potencial perigo à saúde da população moradora nas proximidades das torres de alta tensão de energia.