Chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos intensos (40-60 km-h) e queda de granizo podem ocorrer.

Vem mais água: Inmet coloca quase todo MS em alerta de chuvas intensas
Chuvas ficaram acima da média em outubro e novembro inicia chuvoso em Dourados. / Foto: Arquivo/Dourados News

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo de chuvas intensas para 77 cidades de Mato Grosso do Sul. Chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos intensos (40-60 km-h) e queda de granizo podem ocorrer.   

Dourados foi incluída na ‘área de perigo’ bem como cidades como Anaurilândia, Antonio João, Bela Vista, Campo Grande, Caarapó, Corumbá, Glória de Dourados, Mundo Novo, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Três Lagoas, entre outras -veja na faixa amarela no mapa ao lado-. 

Diante das condições climáticas, existe risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. 

O aviso é válido entre a manhã desta quarta-feira (01), até às 10h, desta quinta-feira (02).  

Na previsão detalhada para Dourados, o Instituto aponta para esta quarta-feira (01), possibilidade de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, temperatura entre 22°C e 29°C. 

Recentemente temporais deixaram estragos na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Como mostrado pelo Dourados News, no dia 19 de outubro, choveu 75,9 mm, contando também com fortes ventos, o que derrubou árvores, destelhou casas e deixou rastro de sujeira na cidade -relembre aqui-. 

Uma semana depois, chuva intensa deixou oito casas alagadas e a Escola Municipal Franklin Luiz Azambuja, na região do BNH IV Plano, acabou ilhada devido às chuvas -veja mais detalhes aqui-. 

Foram 304,9 milímetros acumulados em 31 dias (outubro), o que totalizou mais que o dobro da média histórica esperada para o período, que até então era de 146,6 milímetros e agora passou para 150,1mm.