Programa quer acabar com as filas de espera por consultas, exames e cirurgias em MS.

O vereador Dr. Victor Rocha comemorou o lançamento do Programa "MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila". / Foto: Assessoria de Imprensa

O Programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”, que visa zerar filas de consultas, exames e cirurgias no Estado foi lançado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) na última segunda-feira (8), e bastante comemorado pelo médico e vereador Dr. Victor Rocha (PP).

Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Campo Grande, Rocha vê no 'MS Saúde' uma forma de acabar com as filas de espera tanto na Capital, como nos 78 municípios de MS.

Victor Rocha é autor da Lei 6779/2022 que institui o Programa Saúde para Todos cujo objetivo é organizar os mutirões de saúde para zerar as filas de espera e consultas médicas, consultas especializadas e procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado, pois não podemos deixar que doenças curáveis se tornem doenças incuráveis pela falta de acesso.

“Já que o Saúde para Todos não foi implantado pela prefeitura de Campo Grande, tenho certeza que através do Programa 'MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila' iremos dar celeridade no atendimento das pessoas que precisam do SUS para ter acesso aos tratamentos de saúde”, comentou.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde o Programa MS Saúde prevê que prefeituras e estabelecimentos de saúde estabeleçam convênios que vão garantir a realização de 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades, entre elas: oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia.

Também estão previstas a realização de 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste, ressonância magnética (sedação), tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia, entre outros.

A grande novidade do “Programa MS Saúde” serão as cirurgias reparadoras preventivas de bullying, voltadas para pré-adolescentes e jovens em idade escolar. Episódios de humilhação e agressão entre estudantes são cada vez mais frequentes e continuam a desafiar a organização das escolas, tanto na rede pública quanto na privada. Somente no ano de 2022, Mato Grosso do Sul registrou 142 casos.

Ainda nesse rol de cirurgias preventivas de bullying serão incluídos 30 encaminhamentos para correção de estrabismo que estão na lista de espera da área oftalmológica.

O Programa Mais Saúde também vai dar andamento às 1.375 cirurgias judicializadas, já em fase de cumprimento de sentença, das quais cerca de 90% são ortopédicas.