Materiais entregues na Universidade são avaliados para possível conserto ou para destinação correta em caso de necessidade de descarte

Todo mundo tem um eletrônico abandonado em um canto da casa, sem utilidade e que não sabe onde, nem como, descartar. Para ajudar nesta questão, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) promove a Semana de Arrecadação do Lixo Eletrônico, de 1 1a 15 de agosto, em todos os seus campus.
A iniciativa, que visa promover a reutilização e a destinação correta de equipamentos, é resultado de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade (Procids) e a Faculdade de Computação (Facom). O evento está aberto tanto para a comunidade acadêmica quanto para a população em geral.
A arrecadação, que acontece há quatro anos na Faculdade de Computação e, agora, foi expandida para toda a universidade, serve como uma plataforma para os alunos colocarem em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Eles são responsáveis por analisar os materiais doados, consertar o que é possível e separar o que precisa ser descartado ou reciclado.
Alunos em ação
Os estudantes da Facom, de diversos cursos, trabalham na coleta e no conserto dos equipamentos. Alexandre Libório da Fonseca, acadêmico de 26 anos de Engenharia de Computação, explicou que a coleta é essencial para dar um destino adequado a componentes que não podem ser descartados no lixo comum, como baterias.
“Alguns materiais precisam de uma coleta específica, por exemplo, baterias não podem ser jogadas fora no lixão, têm que ir para um lugar específico”, disse Alexandre. Ele ressaltou que muitos eletrônicos ainda funcionam e são levados a uma empresa parceira para serem reutilizados, enquanto os danificados são reciclados para se tornarem outros produtos.
Gabriel Willye, de 21 anos, aluno de Sistemas de Informação, detalhou o processo de reaproveitamento. “Alguns [equipamentos] chegam aqui em um estado não tão bom, e alguns a gente consegue recuperar, consegue desmontar a peça de um, pegar um pedaço de outro, a bateria de um, e montar um elemento que funciona”, afirmou. Ele contou que os próprios alunos muitas vezes reutilizam os materiais, e que produtos recuperados já foram entregues a pessoas da comunidade.
Conscientização ambiental
O diretor de sustentabilidade da UFMS, Leonardo Chaves, destacou que a iniciativa é uma forma de colocar em prática o aprendizado. “O que eles aprendem na sala de aula, hoje eles colocam em prática durante toda essa semana, mexendo em placas, fazendo o que não funciona funcionar”, explicou.
A pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Dias Sol Queiroz, reforçou a importância da destinação correta dos resíduos. “É um equipamento que tem resíduos que são altamente tóxicos para o ambiente, então isso não pode ser descartado de qualquer forma”, alertou. Ela enfatizou que a população precisa de um local adequado para descarte, para evitar danos ambientais. “Nós estamos com essa ação em todos os nossos campi, de onde você estiver, pense que vocês têm um lugar onde podem descartar corretamente o lixo eletrônico”, completou.
(Fotos: Madu Livramento, Midiamax)
Itens aceitos
A lista de itens que podem ser doados é extensa e inclui celulares, notebooks, tablets, monitores, impressoras, câmeras, fones de ouvido, eletrodomésticos, entre outros. Apenas televisores de tubo e lâmpadas não serão aceitos.
Vivina aproveitou para orientar a população sobre o que fazer com o lixo eletrônico quando o evento não estiver acontecendo. A recomendação é buscar locais que recebem esse tipo de resíduo, como pontos de reciclagem.
A diretoria de sustentabilidade da UFMS também se coloca à disposição para orientar a população, por meio do telefone (67) 3345-7750. A semana de arrecadação se encerra nesta sexta-feira (15), às 19h.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!