A universidade está oferecendo 585 vagas no processo seletivo para preenchimento das vagas remanescentes nos cursos de graduação (PSVR-2022/UFGD).

UFGD usa nota do Enem para preencher 585 vagas em 20 cursos
Os candidatos serão classificados com base na nota do ENEM, sem vestibular. / Foto: Ricardo Zanella ACS/UFGD/Divulgação

Quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas edições de 2019, 2020 ou 2021 pode aproveitar sua nota para entrar na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e iniciar as aulas no segundo semestre de 2022. A universidade está oferecendo 585 vagas no processo seletivo para preenchimento das vagas remanescentes nos cursos de graduação (PSVR-2022/UFGD). Os candidatos serão classificados com base na nota do ENEM, sem vestibular.

Os cursos que fazem parte dessa seleção são: Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras-Libras (Bacharelado EaD), Matemática, Pedagogia, Química e Zootecnia. 

Aproximadamente metade das vagas de cada curso são reservadas para quem cursou integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte sobre renda e cotas para autodeclarados negros (pretos/pardos), indígenas e pessoas com deficiência. A proporção é no mínimo igual à soma de indígenas e negros da população do estado do Mato Grosso do Sul, que é de 51,95%, e de pessoas com deficiência que é de 21,48%, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Todos os candidatos estão isentos da taxa de inscrição, ou seja, as inscrições são gratuitas. Os interessados têm das 13h de 8 de junho até as 17h de 17 de junho (horário de MS) para fazer a inscrição pela Internet, na Área do Candidato (https://selecao.ufgd.edu.br/), após a leitura do edital do PSVR-2022/UFGD, que está publicado na página: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/vagas-remanescentes/psvr-2022.

Quando acessar a “Área do Candidato”, o candidato precisa fazer “login” ou “novo cadastro” e preencher a ficha de inscrição eletrônica atentando-se às opções de ingresso (ampla concorrência ou reserva de vaga) e indicando o número de inscrição no ENEM. Será necessário anexar cópia digitalizada dos resultados obtidos no exame. Os candidatos podem conseguir essa informação usando CPF e senha na página: https://enem.inep.gov.br/participante/. 

Entre as principais datas do cronograma da seleção estão a divulgação das inscrições aceitas (homologadas) em 22 de junho, o resultado final em 1º de julho, depois das 17h, e a convocação para matrícula em 8 de julho, também após as 17h. 

Outras informações sobre o PSVR-2020/UFGD podem ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção, em dias úteis, das 7h às 19h, pelos telefones (67) 3410-2840 e (67) 3410-2846 ou, ainda, pelo e-mail: vestibular@ufgd.edu.br. Quem quiser tirar suas dúvidas presencialmente pode ir até a Unidade 1 da UFGD, localizada na Rua João Rosa Góes, n.º 1761, Vila Progresso.

A página oficial do PSVR-2022/UFGD é: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/vagas-remanescentes/psvr-2022.