O prazo para o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 120, é um pouco maior, com encerramento em 4 de setembro.

UFGD encerra inscrições de três vestibulares no dia 1° de setembro
Inscrições seguem até o dia 1° de setembro. / Foto: UFGD/Divulgação

Os interessados em concorrer às 876 vagas do Vestibular 2024 - Geral (PSV 2024), do Vestibular da Licenciatura em Letras-Libras EaD (Língua Brasileira de Sinais) e do Vestibular da Licenciatura em Educação do Campo – LEDUC da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) têm até a próxima sexta-feira (01/09) para realizar a inscrição pela Internet, no portal da instituição. 

O prazo para o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 120, é um pouco maior, com encerramento em 4 de setembro. A taxa pode ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência bancária, durante o horário de expediente do banco. O Vestibular da LEDUC não cobra taxa de inscrição.

Para entrar na UFGD, a única cobrança feita é a taxa de inscrição no vestibular, já que todos os cursos são gratuitos, ou seja, não é necessário o pagamento de nenhuma mensalidade.

 

PROVAS
Os três processos seletivos aplicarão as provas no dia 22 de outubro. No entanto, a quantidade de cidades muda. Para o Vestibular 2024 - Geral (PSV 2024), as provas de redação e objetiva serão das 13h às 18h30, em Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Três Lagoas e Naviraí. Os candidatos ao Vestibular da Licenciatura em Educação do Campo farão as provas das 13h às 18h30, em Campo Grande, Dourados e Naviraí. Já quem for fazer o Vestibular de Licenciatura em Letras-Libras EaD terá somente a prova de redação, em Dourados e Campo Grande. 

CURSOS
O Vestibular 2024 - Geral (PSV 2024) oferece oferta de 786 vagas em 32 cursos: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Os outros dois processos seletivos são direcionados a públicos específicos. O Vestibular da Licenciatura em Letras-Libras EaD (Língua Brasileira de Sinais) oferta de 30 vagas, com prioridade para estudantes surdos e o Vestibular da Licenciatura em Educação do Campo – LEDUC oferta de 60 vagas, com prioridade para quem vive e/ou trabalha em assentamentos, sítios, chácaras, bem como ribeirinhos e indígenas. 


COTAS SOCIAIS
Quem cursou os três anos do Ensino Médio em escola pública pode concorrer às vagas  reservadas (cotas sociais) nos vestibulares da UFGD. Todos os cursos de graduação destinam metade das vagas para esse grupo, de forma a cumprir o direito conquistado pela Lei nº 12.711/2012. Como os vestibulares para Letras-Libras EaD e LEDUC são destinados a públicos específicos, as cotas são aplicadas nas vagas remanescentes.

Na hora da inscrição, ao escolher o sistema de ingresso por reserva de vagas, o candidato assinala a faixa de renda per capita em que se enquadra e, em seguida, declara a sua opção para o item cor/raça, além de informar, se for o caso, que é pessoa com deficiência. 

Além das vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012, a UFGD criou, através da Resolução do Conselho Universitário nº. 171, a reserva de uma vaga do acesso universal por curso para ser ocupada por candidatos indígenas, vindos de escola pública ou privada. 

Para comprovar que fazem parte desses grupos com direito às vagas reservadas, durante o período da matrícula, os aprovados precisarão apresentar documentos e seguir os procedimentos listados no Edital de Divulgação PROGRAD n.º 32.

VESTIBULAR DIGITAL
Pela primeira vez, a UFGD está com inscrições abertas para quatro vestibulares ao mesmo tempo. O Vestibular Digital da UFGD oferta 354 vagas em 19 cursos de graduação. As inscrições podem ser realizadas até 13 de outubro e as provas são aplicadas on-line, no dia 19 de novembro.


Os candidatos podem se inscrever no Vestibular Digital e em outro processo seletivo de seu interesse, porque a prova on-line será aplicada em dias diferentes dos outros três processos seletivos. Inscrevendo-se em mais de um vestibular, o candidato terá mais chances de se tornar estudante da UFGD em 2024.

CONTATOS
E-mail: vestibular@ufgd.edu.br
Fones: (67) 3410-2840 / 3410-2846
WhatsApp: (67) 99332-4046
Horário de Atendimento: 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira

LINKS ÚTEIS
Vestibular 2024 (PSV 2024 – Geral)
Vestibular da Licenciatura em Letras-Libras EaD (Língua Brasileira de Sinais)
Vestibular da Licenciatura em Educação do Campo – LEDUC
Vestibular Digital