A universidade orienta que todos os candidatos consultem seu local de prova com antecedência, acessando a Área do Candidato por meio do endereço eletrônico.

UFGD aplica provas de vestibular neste domingo
Provas acontecem neste domingo. / Foto: UFGD/Divulgação

Neste domingo, 20/03, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) aplicará provas de três vestibulares diferentes, com um total de 5.951 candidatos inscritos. A universidade orienta que todos os candidatos consultem seu local de prova com antecedência, acessando a Área do Candidato por meio do endereço eletrônico https://login-selecao.ufgd.edu.br/login. O candidato que não conseguir visualizar seu ensalamento poderá entrar em contato com a Coordenadoria do Centro de Seleção da UFGD, pelo e-mail vestibular@ufgd.edu.br ou pelo WhatsApp (67) 99332-4046.

Os portões serão fechados pontualmente às 13h, horário de Mato Grosso do Sul. Os candidatos devem comparecer no local de prova com pelo menos 45 minutos de antecedência, fazendo uso de máscara de proteção respiratória e portando documento original de identificação com foto e caneta esferográfica preta ou azul escura.

Serão 5.605 pessoas concorrendo a 962 vagas pelo Processo Seletivo Vestibular para os 34 cursos presenciais da universidade. Os candidatos podem consultar a relação candidato/vaga por curso e por categoria de concorrência. Entre os cursos mais procurados para ingresso por ampla concorrência estão: Medicina (240,88 por vaga), Direito (26,55 por vaga), Psicologia (10,62 por vaga), Agronomia (10,60 por vaga) e Administração (7,90 por vaga). As provas desse vestibular serão aplicadas em Dourados e em Campo Grande.
 
VESTIBULARES ESPECÍFICOS  

Neste domingo também acontecem outros dois vestibulares da UFGD, voltados a públicos mais específicos. Um deles é para o curso de Licenciatura em Letras-Libras (EaD), ao qual 58 candidatos tiveram a inscrição deferida. Nesse vestibular são disponibilizadas 30 vagas, com prioridade para pessoas surdas. Essas provas serão aplicadas apenas em Dourados.
 
Já o vestibular do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC), é voltado a professores de escolas do campo e à população rural em geral. No total, serão 288 vestibulandos concorrendo a 60 vagas, sendo 30 para a Habilitação em Ciências da Natureza e 30 para a Habilitação em Ciências Humanas. Para esse curso, as provas serão aplicadas em Campo Grande, em Dourados, em Sidrolândia e em Corumbá. 
 
RECOMENDAÇÕES AOS CANDIDATOS

Os candidatos devem verificar o ensalamento e, de preferência, ir até o local de prova um dia antes, para calcular o tempo de deslocamento. Assim, evita-se o risco de atraso no dia da prova. Programar-se para chegar com 45 minutos de antecedência também é uma forma de evitar filas, incidentes e atrasos.

Pela primeira vez, a prova do vestibular geral da UFGD não será dividida em dois turnos. O candidato do PSV 2022 fará a redação e a prova objetiva em um turno só, das 13h até, no máximo, às 18h30. Os candidatos que terminarem a prova mais cedo poderão sair a partir das 15 horas, levando o caderno de provas. 

Em Mato Grosso do Sul, o uso de máscara tornou-se facultativo, mas para a prova do Vestibular da UFGD, a máscara permanece como item obrigatório. Conforme o edital do PSV, o candidato não pode ficar sem máscara dentro dos prédios onde serão aplicadas as provas. O edital do Vestibular também estabelece que o candidato deve levar documento com foto e duas canetas esferográficas na cor preta ou azul.