Os interessados podem solicitar o link para acesso pelo e-mail andreiamilitao@uems.br .

UEMS realiza palestra sobre

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) realiza nesta terça-feira, no dia 28 de setembro, às 18 horas, a palestra “Leitura e Literatura para bebês e crianças pequenas”, com a Educadora Carolina Manzato. O evento será On-line.

A atividade é vinculada ao Projeto de Extensão “Formação Continuada na perspectiva colaborativa entre Universidade e Escola”, coordenada pela professora Andreia Militão, em parceria com o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Professora Argemira Rodrigues Barbosa, localizado em Dourados.

 
Os interessados podem solicitar o link para acesso pelo e-mail andreiamilitao@uems.br .

Conheça a palestrante Carolina Manzato

Educadora, graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2003) e mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2008), com enfoque em Educação de Jovens e Adultos e dedicação à obra de Paulo Freire, seu respaldo teórico. Docente universitária, atua na área da Educação, em cursos de graduação em Pedagogia e em cursos de pós-graduação da área de Educação, ministrando disciplinas cujo enfoque sejam: Linguagem, Leitura, Política Educacional, História e Cultura Indígena e Africana, Alfabetização e Letramento, e Educação de Jovens e Adultos.

Psicopedagoga pela FAMERP/Rio Preto (2010), debruçou-se sobre o funcionamento cerebral, seus aspectos e implicâncias em torno da aprendizagem e da produção oral e escrita.  Atende crianças, jovens e adultos, com problemas ligados à área da leitura. Trabalha em parceria com escolas, prestando consultoria em assuntos que se relacionam à leitura, seja oferecendo cursos de leitura, sugerindo eventos ou dialogando sobre casos específicos de alunos e de alunas que não evoluem na prática leitora. Ministra cursos e oficinas voltados/as à leitura com bebês e crianças bem pequenas (FestFim 2020 e iniciativa e recursos próprios/2020) e literatura voltada à diversidade e representatividade (protagonistas mulheres/Mostra Delas, 2021).

É pós-graduanda em Literatura para Crianças e Jovens pelo Instituto Vera Cruz (2021). É colunista na rádio CBN Grandes Lagos, com o quadro Educação em Pauta, às quintas-feiras, às 10h. Também é produtora cultural em projetos de fomento e incentivo à leitura (FrESTA/2021, Festival FISSURA CRIATIVA/2021). Desde 2015, é diretora executiva da Casa de Criar, escritório de arte e está à frente dos projetos formativos relacionados à Leitura, como idealizadora, curadora e mediadora, que são produzidos pelo escritório.