Inscrições podem ser realizadas até o 6 de setembro, falta de documentos não será impeditiva.

UEMS oferta curso de português online gratuito para migrantes internacionais
/ Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) vai ofertar curso online e gratuito sobre práticas da língua portuguesa para migrantes internacionais.  

Segundo o Programa UEMS Acolhe, responsável pelo curso, as aulas vão abordar práticas sociais brasileiras cotidianas, a partir da introdução de um repertório gramatical.

Todos os migrantes internacionais podem ter acesso ao curso. Falta de documentos, a situação migratória ou a nacionalidade não serão problemas na hora da inscrição.

As aulas serão repassadas através de mensagens pelo aplicativo Whatsapp, e-mail e a plataforma de videoconferência Microsoft Teams.

São três opções de níveis de conhecimento, cada um deles será trabalhado ao longo de 12 semanas:

Módulo Acolhimento 1: recomendado para migrantes internacionais recém-chegados, que possuem pouco conhecimento da língua portuguesa.
Módulo Acolhimento 2: indicado para migrantes internacionais que já possuem algum conhecimento da língua portuguesa.
Produção Oral e Escrita: voltado para migrantes internacionais com bom domínio da língua e que gostariam de aprimorar ainda mais seus conhecimentos.
Inscrições  

As inscrições terminam no dia 6 de novembro. É necessário enviar o nome completo, telefone para contato e uma cópia de um documento de identificação para o e-mail uemsacolhe@uems.br.  

As aulas terão início no dia 8 de setembro, com carga horária de 40h. De acordo com a coordenação do Programa UEMS Acolhe, não serão abertas outras novas turmas para o curso em 2020.