Segundo Bruno Girotto, o animal estava enrolado do lado barco quando ele e um amigo pararam para verificar um ponto de concentração de peixes.

Turistas ficam bem pertinho de sucuri durante pescaria noturna no Pantanal de MS
Turista encontra sucuri durante pescaria noturna em pantanal sul-mato-grossense. / Foto: Bruno Girotto

Uma sucuri de aproximadamente 5 metros de comprimento ficou bem pertinho de dois turistas enquanto soltavam o barco de um barranco, durante pescaria no rio Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Su, no domingo (8).
Segundo Bruno Girotto, ele e um amigo estavam há 12 horas no rio quando se depararam com a cobra.
 

“Era a noite e sempre paramos em locais do rio para verificar se ali tem peixes e também ver se não tem onça nas proximidades. Nesse caso, quando fomos soltar o barco, consegui ver que a sucuri estava enrolada bem do nosso lado”, explica ao G1.
 
Bruno conta que procurou soltar a corda do barco sem ligar o motor para não machucar a sucuri. Ele afirma que não viu o momento em que o animal se aproximou do barco.
 

“Nesses 15 anos de pescaria foi a primeira vez que vi um animal desse tamanho. Fomos bem cuidadosos para que ela saísse de forma segura do local. Depois, aproveitei para fazer umas imagens dela”, conta.
 
O administrador ainda explica que na hora em que encontrou a sucuri teve a preocupação de não assustá-la, mas diz que se o animal tentasse entrar no barco, ele e o amigo iriam assustar.
 

“Parece que ela não tinha se alimentado e mesmo assim estava bem tranquila”, afirma.
 
 Orientação
 
De acordo com o tenente-coronel Ednilson Queiroz da Policia Militar Ambiental (PMA), os pescadores seguiram a orientação correta da PMA que é de não ferir o animal. Como sabiam do risco, saíram de lá em segurança.


Ainda de acordo com o tenente-coronel, a sucuri de cor amarela é comum no estado e nessa situação não se deve mexer com ela e não se aproximar muito para não colocar em risco a própria vida além de preservar o animal.