Quase 30 mil pessoas foram retiradas de suas casas antes da chegada do fenômeno

Tufão ‘Bualoi’ mata ao menos oito pessoas e deixa 17 desparecidas no Vietnã
Quase 30 mil pessoas foram retiradas de suas casas antes da chegada do fenômeno / Foto: Estragos do tufão Bualoi no Vietnã (Foto: Reprodução/X)

O tufão Bualoi atingiu, nesta segunda-feira (29), a costa do Vietnã, matou ao menos oito pessoas e deixou outras 17 desaparecidas. Em meio a ventos e chuvas fortes, cerca de 245 casas foram danificadas e 1,4 mil hectares de plantações foram inundados.

Segundo a agência meteorológica do país, o fenômeno causou ondas de até oito metros de altura, que resultou na queda de energia e inundação de diversas estradas.

Ainda antes da chegada do tufão, o governo retirou cerca de 28,5 mil pessoas de suas casas, enquanto centenas de voos tiveram atrasos ou foram cancelados, devido ao fechamento de quatro aeroportos.


 

Conforme a previsão da agência meteorológica, a expectativa é que a precipitação chegue a 500 milímetros entre domingo (28) e terça-feira (30). O Vietnã é um país propenso a fenômenos do tipo que se formam a leste das Filipinas, onde ao menos dez pessoas morreram após a passagem do tufão Bualoi na última semana.