Troca de novelas faz 2,5 milhões deixarem de ver a Globo
José Alfredo (Alexandre Nero) de Império e Beatriz (Gloria Pires) de Babilônia / Foto: Divulgação

A transição entre o fim de uma novela e o início de sua substituta sempre resulta em queda brusca de audiência.

O último capítulo de Império, exibido na sexta-feira (13), registrou 46 pontos de média. A estreia da sucessora, Babilônia, alcançou 33 pontos na segunda (16).

De acordo com a metodologia aplicada pelo Ibope, essa diferença de 13 pontos representa para a emissora a perda de 870 mil domicílios somente na região metropolitana de São Paulo, principal praça de aferição das TVs.

Ao individualizar a estatística, o número fica ainda mais impressionante: cerca de 2,5 milhões de pessoas deixaram de assistir à Globo na Grande SP na comparação entre o término de Império e o começo de Babilônia.

Esses dados não significam que a trama das vilãs Beatriz e Inês seja menos interessante que a anterior. A questão é que todo novo folhetim demora algumas semanas para ‘pegar’.

A média geral dos 203 capítulos de Império foi de 32.8 pontos. Com histórias fortes e boa repercussão na imprensa e nas redes sociais, Babilônia tem chance real de superar esse índice e se aproximar da meta de 35 pontos para a faixa das 21h.