Sete filhotes foram recolhidos e serão entregues no CRAS na Capital.

Traficantes de papagaios são presos e multados em R$ 70 mil em MS
/ Foto: Divulgação, PMA

Dois traficantes de papagaios foram presos e multados durante a operação Bocaiúva em Ivinhema, a 291 quilômetros de Campo Grande. Equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) e fiscais do Ibama realizaram a abordagem quando sete filhotes de papagaios seriam entregues.

Conforme informações da PMA, o setor de inteligência da operação – que tem como objetivo a prevenção ao tráfico de papagaios e outros animais silvestres – conseguiu informações que os traficantes conhecidos como ‘Biguá’ e ‘Tirinho’, moradores de Novo Horizonte do Sul, fariam uma entrega em Ivinhema, mas não sabiam qual seria o lugar exato, sabendo apenas as informações da motocicleta em que os criminosos estariam.

Com o apoio da PM (Polícia Militar) de Ivinhema, as equipes seguiram pela BR-141, saindo de Novo Horizonte. Por volta das 8h15 da manhã de quinta-feira (24), a motocicleta foi vista com os dois traficantes.

Após a abordagem dos policiais foi verificado que eles estavam com sete filhotes de papagaios em uma mochila.

Segundo a PMA, o veículo e os papagaios foram apreendidos. Os infratores, de 26 e 47 anos, foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Ivinhema e responderão mais uma vez por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

Além disso foram autuados administrativamente e multados R$ 35.000,00 cada um. As aves serão encaminhadas ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande.

Reincidência

De acordo com informações da PMA, ‘Biguá’ possuía quatro passagens anteriores pelo crime de tráfico de papagaios. Já ‘Tirinho’  tinha uma passagem anterior por tráfico e diversas outras por outros crimes.