Corpo de Bombeiros apontou que número de vítimas e desabrigados pode subir; 80% de infraestrutura.

Tornado deixa cinco mortos e mais de 400 feridos no Paraná
Região centro-sul do Paraná foi atingida por um tornado na noite de sexta-feira (7). / Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Paraná

Cinco pessoas morreram, ao menos duas estão desaparecidas e nove estão gravemente feridas após um tornado atingir a região centro-sul do Paraná na noite de sexta-feira (7), segundo informações do Corpo de Bombeiros.

Quatro mortes ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava, e as forças de segurança não descartam mais vítimas devido ao recebimento contínuo de relatos de familiares.

Informações publicadas pela Defesa Civil do Paraná apontam que ao menos 432 pessoas foram atendidas após o tornado, que afetou ao menos 80% da infraestrutura urbana de Rio Bonito do Iguaçu, cidade de 14.000 habitantes.

Receba, em primeira mão, as principais notícias da CartaCapital no seu WhatsApp!Inscreva-se

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os ventos na região atingiram entre 180 e 250 km/h, o que provocou a “queda de árvores e até mesmo de casas de alvenaria”.

O governo do estado afirmou que já enviou para a região kits de telhas, colchões, cestas básicas e outros suprimentos. O número de desalojados e desabrigados também continuam sendo levantados.

Em pronunciamento nas redes sociais, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), afirmou que não está descartado declarar calamidade pública na região para o plano de reconstrução dos locais.

De acordo com um levantamento prévio do MetSul, este é o mais trágico tornado da região sul desde 2003, quando um fenômeno semelhante deixou cinco mortos. Com a passagem do tornado, até sexta-feira, 14 cidades estavam em situação de emergência.

Tornados como este ocorrem, segundo o MetSul, com a formação de uma linha de nuvens de tempestade que se formam em resposta a um forte contraste na atmosfera entre massas de ar frio e seco, de um lado, e quente e úmido, do outro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um alerta de “perigo de tempestades” para todo o Paraná, além dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.