Drenagem não deu conta da quantidade de água que caiu no Centro de Itaporã em apenas 10 minutos; vento de 106 km/h arrebentou vidro em hotel.

"Tornado" de fraca intensidade e chuva forte atingem o interior de MS
Rua Pedro Celestino, no Centro de Itaporã, ficou debaixo d’água após tornado e chuva forte. / Foto: Itaporã Hoje

Um "tornado" de fraca intensidade, mas com ventos acima de 100 km/h, atingiu Itaporã –a 227 km de Campo Grande– no início da tarde desta terça-feira (23). A ventania atingiu a cidade acompanhada de chuva forte: em dez minutos, foram registrados 20,6 milímetros de precipitação, o suficiente para inundar ruas da região central. Apesar da intensidade do fenômeno climático, a prefeitura disse não ter informações sobre danos estruturais.

A ventania atingiu Itaporã por volta das 12h30. Segundo dados do meteorologista Natálio Abrão, a ventania registrou velocidade de 106,92 km/h –os efeitos do fenômeno se assemelham a um tornado, cuja definição depende ainda do sentido do vento. Vidros no restaurante de um hotel da avenida Aral Moreira não resistiram à força do vento e quebraram durante o almoço, assustando clientes.A chuvarada ainda inundou as ruas Duque de Caxias e Pedro Celestino, no Centro. Contudo, conforme a assessoria, a situação é considerada normal, já que a dimensão das tubulações não foi feita para dar vazão a uma grande quantidade de água em um intervalo de tempo curto –por volta das 16h30, o sistema de escoamento teria solucionado a maior parte do problema.

Apesar dos números impressionantes, a administração itaporanense não tinha informações sobre danos pela cidade durante o temporal até a veiculação desta reportagem.

Clima – O fenômeno em Itaporã faz parte da mudança climática que atingiu o Estado nesta terça-feira. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém todo o Mato Grosso do Sul sob alerta de perigo potencial quanto a temporais até a noite de quinta-feira (25), com possibilidade de ocorrerem ventos entre 40 e 60 km/h e até 50 milímetros de chuva ao dia.

Municípios como Bandeirantes, Laguna Carapã, Caarapó, Nova Alvorada do Sul e Dourados registraram ventos de até 60 km/h e, em alguns deles, houve também considerável quantidade de chuva em curto espaço de tempo –embora ainda não haja informações sobre estrados.

Em Dourados, a previsão era de que chovesse até 40 milímetros nesta terça-feira. No momento chove forte em algumas regiões da cidade. Desde o início da tarde, a precipitação acumulada passa dos 23 milímetros, conforme dados do Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste.