Nesta quinta-feira, 10 de julho, Dia da Pizza, o MidiaMAIS fala mais sobre esta receita bem regional e saborosa

‘Top 5’ de vendas, pantaneira é a pizza agridoce que orgulha quem é de MS
Nesta quinta-feira, 10 de julho, Dia da Pizza, o MidiaMAIS fala mais sobre esta receita bem regional e saborosa / Foto: Arquivo Pessoal

O nome não precisa nem falar, é algo que, claramente, remete ao pantanal sul-mato-grossense. Nosso bioma, nosso maior tesouro, nossos ricos sabores, entre eles, ingredientes como carne seca, banana frita e requeijão cremoso. Alguns ainda a incrementam, colocando cebola roxa, tomate ou vinagrete pronto e azeitona, resultando em uma pizza de sabor marcante e que explora muito bem a culinária regional.

Conforme historiadores e chefs de cozinha, a pizza pantaneira foi criada em Campo Grande, se tornando um sabor característico. Tudo teria começado com a necessidade de um diferencial, em uma pizzaria local, a qual oferecia somente sabores tradicionais. Sendo assim, os ingredientes foram testados e a explosão de sabores veio à tona.

Nesta quinta-feira, 10 de julho, Dia da Pizza, o MidiaMAIS fala mais sobre esta receita bem regional. Todos os pizzaiolos e empresários entrevistados disseram que o produto é “top 5 de vendas” e cada um, obviamente, defende a sua como a mais saborosa.

Vandron Xavier Avelino, de 33 anos, proprietário da Pizza 1000, conta que aprendeu a fazer pizza aos 14 anos e, desde então, insistiu até ter o próprio negócio. De início, disse que o segredo são os ingredientes de qualidade. Sendo assim, disse que produção da sua carne de sol é feita de “forma especial e em um açougue”.

Ponto da carne, banana selecionada e requeijão de qualidade
Variações da pizza pantaneira, em Campo Grande (Arquivo Pessoal)
“Tem 13 anos que eu tenho o mesmo fornecedor. Conseguimos acertar o ponto da carne, para que não fique muito salgada, tenha um equilíbrio e é sempre o mesmo corte usado, não pegamos vários pedaços de carne, então, a nossa pantaneira é feita de um corte em específico, uma carne magra. Eu considero este o nosso segredo, além da banana, que é bem selecionada e o requeijão de qualidade”, afirmou o empresário.

Conforme Vandron, além de selecionar bem os ingredientes, o pizzaiolo deve se preocupa muito com o molho. “O meu, no caso, é caseiro. A gente usa 100% tomate e nada de conservante. Tudo é feito de forma natural, enquanto ocorre a fermentação da massa e assim fica leve, garantindo uma pizza boa”, ressaltou.

‘Sabor agridoce precisa estar bem acentuado’, diz empresário
No caso da pantaneira, o pizzaiolo fala que o sabor agridoce precisa estar bem acentuado, que é o caso de mutias comidas típicas pantaneiras. A empresária Roseane Batista dos Santos, de 50 anos, disse que a pantaneira é a sua favorita e, inclusive, uma das mais solicitadas na Apetite Pizzaria.

(Freepik/Reprodução)
“Eu trabalhava em outros setores, não era pizzaiola, mas, fui aprendendo tudo, só observando. Depois, quando adquiri a pizzaria, vi o quanto as pessoas gostam da pantaneira, é uma das mais pedidas. O nosso recheio vai carne de sol, creme de leite, catupiry, banana da terra frita, mussarela e óregano”, comentou.

O casal Ana Paula e Mario Aguilera também fala sobre a pizza pantaneira, ressaltando que o recheio é algo que remete ao amor pelo pantanal.

“Esta é uma pizza bem recheada, com massa fresca. Nós aqui usamos mussarela, carne seca desfiada, banana da terra, tomate cereja, azeitona e orégano. Nossa pizzaria é recente, tem dois anos e meio, mas, a pantaneira é um produto que sai diariamente”, finalizou.

E você, qual é o seu sabor favorito de pizza? Conte pra gente!