Censo mostra quais nomes funcionam como Enzo e Valentina da vida canina

Thor e Mel vencem em nomes de cães, mas por aqui pet bomba batizado de cerveja
Rose segura Rex no colo, um clássico entre os nomes caninos. / Foto: Henrique Kawaminami

Na hora de escolher o nome dos cães, tem gosto pra tudo. Segundo dados do "Censo Canino 2018 da Dog Hero", divulgado pela Folhapress, Thor e Mel ocupam o primeiro lugar no ranking de nomes escolhidos pelos donos, são como Enzo e Valentina no mundo canino. Mas a cachorrada de Campo Grande tem carregado identidade pra lá de diferente.

 Em um pet shop de Campo Grande, segundo a gerente Gisele Pereira, de 41 anos, Nina e Mel surgem com facilidade, mas o que surpreende são as homenagens as marcas de cerveja. "Tem aparecido bastante com nome de cerveja, como Heineken e Brahma", conta.

A gerente não sabe a origem dos nomes, mas outro curioso é Cármem Lúcia. Seria referência a ex-ministra do STF (Superior Tribunal Federal)? Gisele não sabe a resposta e acrescenta sobre os nomes que escolheu para os próprios cães. "Também tem Aisha, Terena, Loock e Fumaça. Vou colocando conforme o perfil", diz.

Na periferia, os cães carregam no nome a história de boa parte dos donos. A diarista Marta Iris Calazans, de 45 anos, moradora do Bairro Tarumã, tem há anos o Braddock, que faz referência ao filme com Chuck Norris, um herói americano que passou 7 anos no Vietnã. Mas a ligação não é com o cinema, diz a dona em tom bem humorado. "Isso foi herança do ex-marido que me deu de presente. Ele ia casar com outra mulher, a mulher não gostava de cachorros e deixou o Braddock comigo. Ele é uma peste, faz buraco em tudo, mas não vivo sem ele", declara a dona.

A professora Rose Sforcini, 58 anos, tem um clássico. Rex é como um filho dentro de casa. Apesar do nome comum, a escolha é cheia de significados. "Todos os nomes da família começam com a letra R, não poderia pular o nosso cachorro", justifica.

Quando o assunto é filme, o personagem preferido sempre vai parar no nome dos cães, conta Angela Roberta Galhardo que tem a Tuca porque viu em um filme "um nome como esse". Ela diz que não sabe o título do filme, mas o nome é especial pelo tempo que a cadela está em casa. "Tenho ela há quase 20 anos pelas contas da minha nora", conta.

Em bairro mais nobres, como Jardim dos Estados, a vizinhança não curte muito abrir a porta para falar o nome dos cães. Mas teve dono que revelou no interfone Jussara, Belinha e Fofinha. A cozinheira Elisabete Fernandes de Barros, de 59 anos, foi a única que topou falar no bairro, especialmente, para exibir a alegria de ser dona da Coroa, que segundo ela, é considerada como filha dentro de casa. "Sou apaixonada pela Coroa porque amo cachorro e o nome escolhido foi porque ela significa uma riqueza".

Ao exibir a Coroa, Elisabete recebe Jade, dashround dos patrões que chega do banho. "Ela é muito querida na casa, os patrões são muito apegados e dão todo amor do mundo", diz. 

De acordo com a Folhapress, Thor e Mel são os nomes de cães preferidos pelos brasileiros. E os vira-latas ainda são maioria. O levantamento foi feito com base em mais de 670 mil cadastros da plataforma de serviços para cães.

OS RANKINGS:

Nomes de fêmeas:
1. Mel
2. Nina
3. Luna
4. Mag
5. Lola
6. Amora
7. Bellinha
8. Bela
9. Maia
10, Julie

Nomes de machos:
1. Thor
2. Luke
3. Bob
4. Fred
5. Teo
6. Billy
7. Cacau
8. Marley
9. Nick
10. Zeus

Raças:
1. Vira-lata
2. Shih Tzu
3. Yorkshire
4. Poodle
5. Lhasa Apso
6. Buldogue Francês
7. Golden Retriever
8. Maltês
9. Labrador
10. Pug