Convocação deve ser feita pela Comissão do Meio Ambiente.

Tereza Cristina terá de ir ao Senado explicar
Convocação da ministra foi requerida pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN). / Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina,  poderá ser convocada nesta quarta-feira (23),  para prestar  informaçoes sobre denúncias da imprensa em relação ao Sr. Evaristo Eduardo de Miranda, empregado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sua influência sobre a pauta ambiental do governo federal, baseada em negacionismo científico e distorção de informações técnicas, e sua nomeação para assessorar a presidência daquela empresa pública”.

A convocação está prevista em uma das pautas de votações, da Comissão de Meio Ambiente (CMA) e foi requerida pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Conforme o site Senado Notícias, o senador Jean Paul Prates, afirma que Evaristo de Miranda “se tornou o ‘guru ambiental’ do presidente da República, Jair Bolsonaro, e, nessa condição, opondo-se sistematicamente ao consenso científico, contribuiu decisivamente com movimentos políticos voltados a adiar ou impedir as ações de proteção ambiental do governo e a desmantelar as políticas de conservação”.

O senador informa, ainda, que o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf) pediu à direção da Embrapa “a imediata exoneração do Sr. Miranda da assessoria da presidência” da empresa.