Na região de Dourados, Rio Brilhante lidera em temperatura baixa na semana; hoje, cidade teve 3,8 graus, segundo Embrapa.

Terceira madrugada gelada da semana teve geada em quatro cidades

A terceira madrugada gelada desta semana em Mato Grosso do Sul teve formação de geada em pelo menos quatro cidades. O frio foi mais intenso em municípios da fronteira com o Paraguai e na região de Dourados, onde a “campeã” em temperaturas baixas nos últimos dias é Rio Brilhante, a 160 km de Campo Grande.

Conforme a Embrapa Agropecuária Oeste, que mantém estação meteorológica em Rio Brilhante, hoje a menor temperatura na cidade foi 3,8 graus às 6h, favorável à formação de geada de intensidade fraca. A mínima registrada nesta quarta-feira foi quase um grau a menos que a de ontem, 4,6ºC durante a madrugada.

Em Dourados, segundo o Guia Clima da Embrapa, o frio foi ainda mais intenso hoje em relação à terça-feira. A cidade teve 7,2 graus às 6h20. Ontem a mínima foi 7,6ºC também por volta de 6h. Neste ano ainda não houve formação de geada em Dourados.

A quarta-feira foi mais fria até mesmo em cidades normalmente mais quentes, como Ivinhema, onde a Embrapa também mantém estação meteorológica. A mínima foi de 8,4 graus às 5h53, quase três graus a menos que na manhã de ontem.

Conforme o meteorologista da Anhanguera/Uniderp, Natálio Abrahão, hoje teve geada em pelo menos outras três cidades sul-mato-grossenses – Amambai, Bela Vista e Iguatemi, as três na fronteira com o Paraguai.

Segundo ele, em Amambai e Bela vista a temperatura foi de 5 graus, com sensação de 1ºC. Iguatemi teve mínima de 4,3 graus e sensação térmica de 0 grau. Ponta Porã registrou 7,6 graus com sensação de 4 graus. Em Campo Grande, a mínima foi de 9,4 graus com sensação térmica de 7 graus.

Heráclio Alves, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em Brasília, informou ao Campo Grande News que na noite de hoje para quinta-feira (28) as temperaturas ainda serão baixas na região sul.

O Inmet registrou hoje 5,3 graus em Amambai, 4,5 em Rio Brilhante, 5,1 graus em Bela Vista e 9,6 na Capital. Para a manhã, a previsão é de temperaturas de 7 a 8 graus em municípios do extremo sul e parte da região leste. O frio diminui na região norte do Estado.

Já o Climatempo prevê aumento da temperatura a partir desta quinta-feira, com mínima de 10 graus em Amambai e Rio Brilhante.

Heráclio Alves destacou também a baixa umidade do ar, de 25% a 30%, índice considerado de alerta. Em Dourados, a Embrapa registrou ontem às 13h30 umidade mínima de 29%.