No país, o número de afetados chega a 141,5 mil pessoas. Ao todo, mais de 13,6 mil casas foram destruídas, assim como 2,4 mil salas de aula.

Tempestade tropical Ana deixa ao menos 116 mortos na África
Pelo menos 58 pessoas morreram e 131 mil foram afetadas na ilha. / Foto: REUTERS/Eldson Chagara/Archivo

Ao menos 116 pessoas morreram em decorrência da tempestade tropical Ana que atingiu locais como  Madagascar, Moçambique e Malawi, na África, informou o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários nesta quarta-feira, 2.

As fortes chuvas causaram inundações, deslizamentos de terra e destruição de infraestruturas em Madagascar, afetando principalmente Antananarivo, capital do país, e outras áreas da região central de Analamanga. Pelo menos 58 pessoas morreram e 131 mil foram afetadas na ilha.

Em Moçambique, a tempestade Ana atingiu as províncias da Zambézia, Nampula e Tete, causando a morte de 25 pessoas e deixando 220 feridos. No país, o número de afetados chega a 141,5 mil pessoas. Ao todo, mais de 13,6 mil casas foram destruídas, assim como 2,4 mil salas de aula.

No sul de Malawi, 33 pessoas morreram, 158 ficaram feridas e 20 estão desaparecidas, enquanto no Zimbábue cerca de 3 mil pessoas foram afetadas. O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários alertou para outro fenômeno climático que pode afetar Madagascar e outras ilhas nos próximos dias: o ciclone tropical Batsirai, se formou no Oceano Índico.