Segundo o site Nova News, a Vigilância Epidemiológica do município constatou que 70 crianças estão infectadas com a síndrome.

Surto da síndrome
Síndrome atingiu os 9 Ceinsfs de Nova Andradina. / Foto: Divulgação

Uma síndrome que começa com uma febre e depois causa feridas preocupa os pais de Nova Andradina. A doença conhecida mão-pé-boca afeta principalmente crianças.

Segundo o site Nova News, a Vigilância Epidemiológica do município constatou que 70 crianças estão infectadas com a síndrome. Os casos atingem os nove CEINFs (Centro de Educação Infantil) e também na única creche não-governamental existente em Nova Andradina.

"Não há como ter um número exato dos casos por não haver notificação compulsória, entretanto, o surto continua e agora em grande escala", disse ao site a coordenadora Tatiana Maria Rovani Pacito.

Entenda

A síndrome mão-pé-boca é uma doença altamente contagiosa que ocorre mais frequentemente em crianças com menos de 5 anos, mas também pode acontecer em adultos, e é causada pelo vírus do grupo coxsackie, que pode ser transmitido de pessoa para pessoa ou através de alimentos ou objetos contaminados.

Geralmente, os sintomas da síndrome mão-pé-boca só surgem após 3 a 7 dias da infecção pelo vírus e incluem febre superior a 38ºC, dor de garganta e falta de apetite. Após 2 dias do surgimento dos primeiros sintomas, aparecem aftas dolorosas na boca e bolhas dolorosas nas mãos, pés e, por vezes, na região íntima, que podem coçar.

O tratamento da síndrome mão-pé-boca deve ser orientado pelo pediatra ou clínico geral e pode ser feito com remédios para a febre, anti-inflamatórios, remédios para a coceira e pomadas para as aftas, com o objetivo de aliviar os sintomas.