Município quer usar estrutura do antigo clube para dar atendimento especializado para a população.

Surian vai virar escola municipal para deficientes, anuncia prefeito
Clube Surian vai dar lugar à centro especializado em educação de pessoas com deficiência. / Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado

O antigo clube Surian vai ser transformado em uma escola municipal especializada no atendimento de pessoas com deficiência. O anúncio foi feito pelo prefeito Marcos Trad (PSD) nesta segunda-feira (2) durante a divulgação do plano de segurança para o Centro durante as festas de fim de ano.

Sem detalhar as alterações pelas quais o espaço vai passar ou dar prazos e valores, o gestor disse que o projeto será “um exemplo para todo o país”.

A sociedade beneficente que administrava o prédio não pagava o IPTU desde 2001 (com exceção de 2009). Além disso, ela também devia a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos de 2008 e multas aplicadas em 2003 e 2005. Diante disso, os proprietários deram o prédio ao município para quitar os débitos.

O valor total da dívida é de R$ 1.527.442,19. Já o imóvel foi avaliado em R$ 1.901.736,10. Os donos também abriram mão da diferença em prol da cidade, conforme extrato da decisão da Câmara de Conciliação Fiscal publicado em 18 de novembro.

No processo fiscal interno, a prefeitura havia sinalizado que pretendia implantar um Centro de Educação Infantil no local.

HISTÓRIA

Aberto na década de 1960, o Surian fez sucesso na cena noturna de Campo Grande. O local foi desenvolvido por descendentes de libaneses na época em que locais como o Rádio Clube, Sírio-libanês e União dos Sargentos estavam em alta. Era “chique” frequentar as festas desses locais.

Com o passar do tempo, o clube também se tornou um local famoso para a realização de eventos particulares. Várias formaturas foram concluídas ali com os bailes de gala.

no local também eram oferecidas aulas de dança de salão e com o passar dos anos, deu lugar às festas animadas por Djs até ir à bancarrota.