Smartphone com aplicativo que envia "socorro" à polícia será distribuído a mulheres
Trata-se do Botão da Vida, que funcionará interligado com a Polícia Militar e Guarda Municipal / Foto: Divulgação

As autoridades deram o primeiro passo, nesta quinta-feira (15), para implantar um aplicativo que ajuda as mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem os agressores. Trata-se do Botão da Vida, que funcionará interligado com a Polícia Militar e Guarda Municipal. O aplicativo foi apresentado pela Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (Semmu).

A ferramenta deve ser implantada somente depois da inauguração da Casa da Mulher Brasileira, programada para começar a funcionar depois do dia 26 de janeiro. O sistema custará R$ 20 mil e será bancado pela prefeitura e Tribunal de Justiça de MS.

O aplicativo que poderá ser instalado em smartphones com sistemas Android e IOS funciona da seguinte forma: quando a mulher ativar o botão pelo celular, será enviado um email à Central de Controle com a localização, nome e foto do possível agressor, fará uma ligação ao 190 e enviará um SMS à Guarda Municipal, também com a localização do fato. Num primeiro momento, somente mulheres que tiverem medidas restritivas contra agressores terão acesso a ele.

Atualmente, Mato Grosso do Sul é o quinto estado com maior incidência de violência contra mulher. Em 2014, somente em Campo Grande foram 5.966 boletins de ocorrência de agressão contra mulheres e nos 13 primeiros dias de 2015 já foram mais de 190 ocorrências.