María Corina Machado foi distinguida “pelo seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela”.

Prêmio Nobel da Paz 2025 vai para María Corina Machado por sua luta pela democracia e contra ditadura na Venezuela
María Corina Machado foi distinguida “pelo seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela”. / Foto: Divulgação

O Prémio Nobel da Paz foi entregue a María Corina Machado, descrita pelo Comité do Nobel como “uma campeã corajosa e empenhada da paz”.

O presidente do Comité Nobel, Jorgen Watne Frydnes, anunciou a vencedora descreve-a como “uma mulher que mantém acesa a chama da democracia no meio de uma escuridão crescente”.

O Comité Norueguês do Nobel justifica a decisão “pelo trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela e pela sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

“A democracia é uma condição prévia para a paz duradoura. Quando líderes autoritários tomam o poder, é essencial reconhecer os defensores da liberdade que se erguem e resistem”, destacou o comunicado.