Algumas pessoas são capazes de ver oportunidade para negócio em tudo. Elas se aproveitam de tendências e criam serviços para demandas que, às vezes, nós nem imaginávamos que existiam. É o caso do empresário Flávio Estevam, criador do site Namoro Fake, que oferece um serviço de aluguel de namoradas falsas para redes sociais. Nada mais oportuno numa época em que manter aparências no mundo virtual parece ser fundamental.

O serviço funciona da seguinte maneira: o interessado em contratar uma namorada de mentirinha se inscreve no site, paga pelo serviço e escolhe alguém para desempenhar o papel, na lista de meninas cadastradas. A nova namorada então posta mensagens na página do rapaz e, dependendo do "pacote" comprado, muda o status de relacionamento para que todos vejam o namoro. As mensagens são escolhidas pelo interessado, que podem ser coisas como "Adorei passar o final de semana com você" ou "Você é um ótimo namorado".

O "Namoro Fake" é responsável por toda a comunicação entre contratante e contratado, e proíbe contato de ambas partes por outros canais, como mensagens diretas nas redes sociais.

São quatro opções na hora de alugar alguém: ficante, com direito a três comentários e válido por 3 dias; namorada, que vale por 7 dias e 10 comentários - segundo o site, é a opção mais vendida; namorada virtual, com trinta comentários durante trinta dias; e a opção para causar ciúme em qualquer ex e despertar a inveja dos amigos: namorada top, que mesmo só dando direito a cinco comentários, custa R$ 150,00.

O serviço não garante que o resultado obtido será "positivo, exato ou confiável" e nem que ninguém identificará que houve uma contratação, apesar de garantir discrição e proteção de dados. Feito inicialmente para o público masculino, o site também oferece a opção de namorados e ficantes falsos para as meninas interessadas.