Inscrições começam no dia 22 de janeiro; ao todo, há 264 mil vagas ofertadas no processo seletivo.

Sisu 2024 oferecerá mais de 123 mil vagas para cursos em tempo integral
Estudantes em sala de aula. / Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A edição de 2024 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ofertará mais de 123 mil vagas para cursos em tempo integral, das 264 mil vagas ofertadas no processo seletivo, em diferentes turnos, informa o MEC (Ministério da Educação) em nota enviada à imprensa.

O número corresponde a 46% do total de vagas. Já o turno noturno contará com cerca de 87 mil vagas; o matutino, com mais de 31 mil; e o vespertino, com mais de 20 mil oportunidades. Outros formatos somam quase 3 mil vagas. Os quantitativos de vagas são preliminares e podem se alterar até o início das inscrições.

Interessados poderão participar a partir de em 22 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Conforme previsto no edital do certame, o candidato deve ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2023, que será divulgado no dia 16.

Neste ano, o Sisu terá apenas uma edição. Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024, de acordo com os Termos de Adesão assinados pelas instituições de ensino superior que aderiram à seleção. Ao todo, 127 entidades participarão processo seletivo.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro.