Pelo menos, 3 mil mudas de guavira serão colocadas nas praças e parques públicos.

Um dos símbolos da cultura de Mato Grosso do Sul, a guavira, estará espalhada em vários bairros de Dourados. A iniciativa é da Prefeitura que, por intermédio da Secretaria de Agricultura Familiar (Semaf), iniciou na última quarta-feira (27) um programa que pretende plantar pelo menos três mil mudas de guavira nos parques públicos da cidade.
O plantio simbólico das primeiras 12 mudas aconteceu no gramado da Prefeitura, localizada na Rua Coronel Ponciano, e marcou o início do programa que deverá plantar a guavira nos parques ambientais Rego D’água, Arnulpho Fioravante e Antenor Martins.
O secretário de Agricultura Familiar, Junior Bittencourt afirmou que técnicos da Semaf estão trabalhando na produção das mudas a partir das sementes da fruta.
As árvores da guavira podem chegar a dois metros de altura e têm cachos verdes e amarelos com frutos redondos com polpa amarelada quando maduro. Na culinária, a guavira é utilizada in natura e na forma de sucos, geleias, doces e sorvetes. Os frutos são também matéria-prima para a fabricação de licor e vinho. Considerada uma planta medicinal pelos nativos do Mato Grosso do Sul, suas folhas e cascas são ingredientes de chás.
A guavira é uma planta nativa do Brasil, especialmente do Cerrado das regiões Sudeste e Centro-Oeste. A palavra “gabiroba”, como a planta é conhecida nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, vem dos termos tupi-guarani “wa’bi” + “rob”, que significam “árvore de casca amarga”. Por sua copa vistosa, é comumente usada em projetos de paisagismo como árvore ornamental.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!