Evento, realizado pela Fundação MS, é considerado vitrine tecnológica do agro.

Showtec 2018 começa na próxima semana em Maracaju
Vista aérea do Showtec em Maracaju. / Foto: Assessoria de Imprensa

Considerada uma das maiores feiras de difusão de tecnologias da agricultura e pecuária do Brasil, o Showtec 2018 começa já na próxima semana. O evento abre o calendário nacional de eventos do agronegócio e será realizado entre os dias 17 e 19 de janeiro, em Maracaju, com a missão de levar novas tecnologias para o campo, além de proporcionar ao produtor rural novos conhecimentos por meio de uma programação técnica rica em palestras e exposições de novos materiais.

“O Showtec é uma vitrine tecnológica essencial para que os produtores rurais e demais profissionais ligados ao setor tenham acesso às últimas novidades do mercado agrícola e das tecnologias disponíveis”, comenta o presidente da Fundação MS, Luciano Mendes.

Ainda segundo o presidente, em um só lugar, o produtor poderá obter informações importantes para o planejamento de sua safra, “principalmente das tecnologias de produção conservacionistas e integração de sistemas que permitem o sequestro de carbono da atmosfera e transformando em matéria orgânica, aumentando a produtividade com uma pegada neutra de carbono”, reitera Mendes.

A difusão de tecnologias continua como principal missão do evento, para apoiar o expressivo crescimento da área cultivada em Mato Grosso do Sul. Em sua última edição recebeu mais de 16 mil pessoas, que puderam visitar cerca de 120 expositores, com mostras de soluções para os sistemas produtivos.

A feira de tecnologias abordará, de forma especial, a gestão e inovação no Agro, por meio de um painel específico com palestras e debates sobre sistemas de gestão aplicados ao agronegócio, e também sobre gestão e riscos dentro do setor. Os desafios dos sistemas produtivos também serão discutidos, com abordagens sobre o impacto fitossanitário dos cultivos sucessivos e riscos agronômicos na agropecuária.

Carbono Zero

Uma das novidades desta edição será a certificação de compensação de carbono por meio do plantio de árvores nativas. Na prática, as emissões de carbono geradas pela organização e realização do evento serão anuladas com plantio de árvores nativas na Serra da Bodoquena.

De acordo com a Fundação MS, o produtor rural também vem fazendo este trabalho quando utiliza o sistema de plantio direto e integração lavoura-pecuária, onde os sistemas integrados realizam a fixação do carbono. Desta forma, o produtor que utiliza técnicas modernas de plantio direto e pratica uma agricultura eficiente trabalha também na preservação do meio ambiente.

Inscrições e programação

As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo site. A programação completa de palestras também pode ser conferida pelo endereço eletrônico www.portalshowtec.com.br.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta, ainda, com o apoio do Sicredi, Agrisus e Prefeitura Municipal de Maracaju.