Para os especialistas este cenário de diminuição em Mato Grosso do Sul tem relação direta com o aumento da vacinação no Estado.

Setembro tem redução no número de casos de Covid em relação a agosto em MS
No Estado a vacinação já chegou ao menos em primeira dose a 73% da população. / Foto: Silas Lima

O começo do mês de setembro já mostra uma redução de 36% no número de casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul em comparação com o mesmo período de agosto. 

Além da redução dos casos, o Estado registra também queda nos dados sobre internação de pacientes e ocupação de leitos de UTI SUS nas quatro macrorregiões.

Até o dia 3 de setembro foram 894 ocorrências confirmadas do vírus, enquanto que no mesmo período de agosto, tinha sido registrado 1.411 casos. 

Para os especialistas este cenário de diminuição em Mato Grosso do Sul tem relação direta com o aumento da vacinação no Estado.

Os dados do boletim divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) mostram que neste começo de setembro existem 247 pacientes internados por Covid nos hospitais do Estado, enquanto em agosto eram 507, ou seja, uma redução de 51% nas internações.

Já em relação às mortes, também existe um leve recuo com 7 neste começo de setembro e 10 no mesmo período de agosto. Outra medida importante é a taxa de contágio que segue abaixo de 0,90 desde 15 de julho, o que mostra tendência de estabilidade na transmissão do vírus dentro do Estado.

Vacinação
Mato Grosso do Sul segue como destaque na vacinação nacional.

No Estado a vacinação já chegou ao menos em primeira dose a 73% da população. Se levar em conta o público adulto este percentual chega a 92%. Nesta faixa etária a imunização completa (segunda dose e dose única) chegou a 61%. Ao todo já foram aplicadas 3.133.294 doses em Mato Grosso do Sul.