O Setembro Amarelo é uma campanha dedicada à prevenção ao suicídio.

Setembro Amarelo: onde procurar ajuda e como reconhecer sinais e alertas

E para isso, é preciso quebrar o tabu e falar sobre esse assunto. O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde, realiza de 14 a 19 de setembro, o II Seminário Sul-Mato-Grossense de Prevenção do Suicídio e 6º Encontro de Saúde Mental de Anastácio.

Quem está em sofrimento, precisa compartilhar seus sentimentos com amigos, pessoa de confiança ou com um profissional. É importante falar sobre aquela sensação de dor física ou emocional que não passa, bem como, aquele sentimento de impotência extremas, que cada vez fica mais intenso e provoca tristeza profunda. Assim, o viver, infelizmente se torna um fardo.

“E quem passa por isso, precisa de ajuda. É preciso que fiquemos atentos aos sinais e as alertas, principalmente, daqueles que não encontram coragem de falar. E para quem fala, o ouvinte não pode encarar isto como um ‘mimimi’. A doença é real e séria. A responsabilidade é de todos”, explica o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, que se mostra preocupado com os índices do Estado.

Mato Grosso do Sul, é o 3º Estado com a maior taxa de mortalidade por suicídio no país, com taxa média de mortalidade de 9,5 por 100 mil habitantes (2019), número expressivo se comparado com a taxa nacional que é de 5,7 (2019).

Dentre a faixa etária mais prevalente para mortalidade, os jovens entre 20 e 39 anos são os que mais tiram a própria vida em relação a população geral do Estado. A população indígena também apresenta prevalência elevada nos jovens com idade entre 15 a 29 anos. Apesar da queda no número de mortes de 2019 para 2020 (o que já se esperava devido à pandemia), a preocupação agora é com o pós pandemia, considerando o aumento da demanda em saúde mental (pessoas com transtornos ansiosos, depressão, uso abusivo de álcool/drogas, luto, sequelas pós covid).

Quanto as tentativas de suicídio, a população jovem de 15 a 29 anos também é a mais prevalente, sendo as mulheres a mais atingida. Quanto a população indígena, o perfil fica entre 10 a 29 anos, homens são a maioria. O Estado registra queda de 2020 a 2021, porém os números são subnotificados, tendo em vista o acúmulo de funções dos profissionais de saúde em razão da própria pandemia.