A iniciativa foi implementada na Escola Agrícola de Maracaju e deve atender cerca de 400 estudantes, no contraturno escolar, até novembro.

Sesi e prefeitura de Maracaju iniciam projeto de formação tecnológica para alunos da Escola Agrícola
Uma nova era educacional se inicia, impulsionada pela parceria entre a Escola Agrícola e o Sesi, fortalecendo os alicerces para o sucesso educacional e profissional dos jovens maracajuenses”, declarou o chefe do poder executivo municipal. / Foto: SESI/FIEMS

Uma parceria entre a Rede Sesi de Educação e prefeituras municipais está levando formação tecnológica para alunos do ensino fundamental da rede pública. O objetivo é apresentar aos estudantes o que há de mais moderno no ensino a partir da metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), além do aprendizado da robótica educacional com peças de Lego. Maracaju foi o primeiro município sul-mato-grossense a firmar parceria com o Sesi.

A iniciativa foi implementada na Escola Agrícola de Maracaju e deve atender cerca de 400 estudantes, no contraturno escolar, até novembro. Segundo o gerente de gestão e negócios do Sesi MS, Arinson Todescato Menezes, trata-se de uma metodologia pedagógica reconhecida nacionalmente, que pode ser customizada de acordo com a necessidade de cada município.

“Ao desenvolvermos a ação em conjunto com a prefeitura, levam-se em conta a grade curricular, o contraturno escolar e a duração que a prefeitura deseja executar o projeto. A sala de robótica é personalizada, tanto na identidade visual como o mobiliário, quando necessário. Existe ainda a possibilidade de adaptar salas de aula existentes para que possam receber as atividades”, explica.

Durante o lançamento do projeto, o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, destacou a importância da parceria e ressaltou o compromisso conjunto de proporcionar uma educação de qualidade, alinhada às demandas contemporâneas.

“A iniciativa reflete o comprometimento da administração em preparar os estudantes de Maracaju para um futuro cada vez mais digital, capacitando-os com habilidades essenciais para o século XXI. Uma nova era educacional se inicia, impulsionada pela parceria entre a Escola Agrícola e o Sesi, fortalecendo os alicerces para o sucesso educacional e profissional dos jovens maracajuenses”, declarou o chefe do poder executivo municipal.

Como funciona a formação tecnológica para municípios

A solução criada pelo Sesi MS é composta por 12 oficinas que estimulam o uso de metodologias com abordagem STEAM integradas ao uso de tecnologias educacionais. O objetivo é aprimorar o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho e promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências cruciais para o século 21.

A metodologia baseia-se em quatro pilares: iniciação científica, design, pensamento computacional e letramento digital. Nas aulas de robótica, os alunos trabalham com peças de Lego e são acompanhados por professores e articuladores especializados. Prefeituras podem aderir ao projeto com ou sem transferência de tecnologia.

Outros municípios estão em fase de implementação da formação tecnológica. Ao firmar parceria com o Sesi MS, o município garante que suas escolas estejam na vanguarda da educação tecnológica.

Sesi e prefeitura de Maracaju iniciam projeto de formação tecnológica para alunos da Escola Agrícola
Sesi e prefeitura de Maracaju iniciam projeto de formação tecnológica para alunos da Escola Agrícola