Umidade relativa do ar é extremamente baixa.

Semana começa com calor de 43°C em MS e requer cuidados
Na cidade Morena, temperatura fica em meados de 38°C hoje. / Foto: Bruno Henrique/Correio do Estado

A semana já começou e como nos últimos dias o dia já começa bastante quente. Nesta segunda-feira (16), o calor chega ao pico de marcar temperatura de 43°C em Mato Grosso do Sul. 

No entanto, apenas hoje, um sistema frontal passa pelo sudoeste e sul do estado, provocando aumento de nebulosidade e declínio nas temperaturas em algumas regiões do Estado, mas essa gangorra meteorológica não está perto de estabilizar. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na terça-feira, a frente fria perde suas características e afasta da região, se deslocando pelo estado provocando alguma nebulosidade, mas o domínio da massa de ar tropical quente e seca acaba prevalecendo. 

Quarta-feira os ventos do quadrante sul favorecem o declínio nas temperaturas e algum transporte de umidade para o sul do estado. A umidade relativa do ar continua baixa, especialmente à tarde, no centro-norte e nordeste do estado. 

NA CAPITAL
Em Campo Grande, a previsão é de dia claro a parcialmente nublado. As temperaturas não castigam com 43°C mas fica em  meados dos 38°C. A umidade do ar, apenas hoje não é tão agravante. A expectativa é que durante o dia permaneça em 25%, quadro um pouco melhor do que o registrado na semana passada (cerca de 10%). Já para o resto da semana, a umidade cai para 15% na terça-feira e intercalando durante a semana entre 20% e 25%. 

SAÚDE
Os prejuízos na saúde que a população sul-mato-grossense vem passando nos últimos meses de seca não está sendo fácil. Para amenizar problemas respiratórios e até mesmo de pressão, especialistas recomendam que a população tome alguns cuidados para se proteger. 

Entre eles está a ingestão de muito líquido, principalmente água. Além disso, o uso constante de umidificadores e cuidados com a pele por conta do sol forte. È importante destacar que exercícios físicos devem ser evitados durante horários em que o sol está a pino, como 10h e 15h por exemplo.