Indicador deve variar entre 30% e 35% nas cidades localizadas na parte oeste e nordeste do estado.

Sem chuva, Mato Grosso do Sul tem alerta de baixa umidade neste sábado
Amanhecer na Avenida Fábio Zahran neste sábado. / Foto: Henrique Kawaminami

Mato Grosso do Sul terá algumas regiões com a umidade relativa do ar em níveis de alerta neste sábado (18). O meteorologista do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) Luiz Souza afirma que o indicador deve variar entre 30% e 35% nas cidades localizadas na parte oeste e nordeste do estado, como Corumbá.

Segundo ele, é recomendado às populações dessas localidades que evitem atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia e bebam bastante água.

O dia amanheceu com a mínima de 12,5°C em Amambai, na região sul do estado. Em Juti, que fica nessa mesma área, os termômetros marcaram 14,9°C nas primeiras horas da manhã e não devem passar dos 27°C, conforme o meteorologista.

“Essa temperatura foi sentida na região de fronteira com o Paraguai. Maracaju e Jardim também tiveram essa faixa no início da manhã e a partir de agora não deve baixar. Nas áreas onde tem serra a mínima pode ter sido até menor”, explica.

Souza acrescenta que “não há previsão de chuva. O tempo hoje deve ter predomínio de sol”. A máxima pode chegar aos 33°C nas cidades do extremo norte, como Sonora e Pedro Gomes, onde a mínima registrada pelo Inpe foi de 16°C.

Em Campo Grande, a mínima foi de 18,5°C e a máxima prevista pelo Inpe é de 31°C. Já em Três Lagoas, que fica no extremo leste de Mato Grosso do Sul, os termômetros devem oscilar entre 15,5°C e 31°C.