O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses da primeira aplicação.

Saúde incorpora vacina contra a dengue no SUS; cronograma anunciado em Dourados segue mantido
Vacina contra a dengue será incorporada ao SUS, mas Dourados manterá cronograma anunciado antes. / Foto: Adriano Moretto/Arquivo/Dourados News

O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue Qdenga, fabricada pelo laboratório Takeda, ao SUS (Sistema Único de Saúde) e fará a imunização em todo o território nacional. A campanha deve começar em fevereiro e será realizada por etapas, como divulgou nesta quinta-feira (21/12) o Ministério da Saúde. 


Mesmo com a inclusão do imunizante de forma universal à saúde pública, o cronograma já feito em Dourados será mantido, com o município sendo o primeiro do país a receber a vacinação contra a doença em massa. 

Consultada pelo Dourados News, a administração relatou que nada muda em relação ao que se tratava anteriormente por conta do contrato envolvendo a atual gestão e a fabricante. 


Como já recebeu parte das doses, a distribuição nas 33 UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) começa no dia 3 de janeiro, quando a população poderá receber as aplicações, desde que esteja entre o público entre 4 e 59 anos. Gestantes, lactantes e imunodeprimidos, não devem tomar a vacina. 

Metodologia

Diferente de Dourados, que receberá 300 mil doses do laboratório para realizar a imunização em massa da população em duas etapas – o objetivo é vacinar 150 moradores -, o Ministério da Saúde inda definirá as regiões prioritárias e a melhor estratégia para distribuição dos imunizantes. 

Em nível nacional, isso deve ocorrer nas primeiras semanas de janeiro. Segundo o laboratório, a previsão é que sejam entregues 5.082 milhões de doses em 2024, em quantidades parciais entre fevereiro e novembro.

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses da primeira aplicação.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou que até junho de 2023, ocorreram 2.162.214 casos e 974 mortes por dengue no mundo, segundo relatado pelo Ministério da Saúde. 

Em Mato Grosso do Sul, a doença matou neste ano 42 pessoas, conforme o boletim epidemiológico mais recente divulgado ontem (20/12) pela SES (Secretaria de EStado de Saúde). Desses, cinco óbitos ocorreram em Dourados. 

Contrato e imunização em massa

Em coletiva realizada na sexta-feira passada (15/12), a prefeitura deu detalhes de como conseguiu a grande quantidade de doses para imunizar a população-alvo, que é de aproximadamente 150 mil pessoas no município – incluindo os distritos e comunidade indígena. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena, a concretização ocorreu após um documento encaminhado à fabricante colocando as características populacionais e dos casos da doença evidenciados na cidade. Todo o processo durou 16 dias.

Serão 300 mil doses que serão aplicadas duas vezes, com intervalo de três meses para uma população estimada em 150 mil pessoas. 

Além do imunizante ser repassado ao Município sem custo, a empresa fabricante ainda enviará insumos (seringas e agulhas) para a saúde pública local.

A vacina contra a dengue já é liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e desde abril deste ano e comercializada em clínicas particulares, com custo unitário girando em torno de R$ 450.