Confira uma lista detalhada de alimentos prejudiciais à saúde:

Hoje, 16 de Outubro, é o Dia Mundial da Alimentação. Esta comemoração, que teve início em 1981, é atualmente celebrada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.
Segundo a terapeuta naturopata e Ayurveda Blanche Torres, os 6 piores alimentos são: óleos vegetais (soja, milho,canola, etc) causam a maioria das doenças , a margarina , o açúcar , a farinha de trigo refinada, o sal refinado e o sorvete que mistura gordura trans com açúcar, batatas fritas nestes óleos vegetais são péssimas escolhas.
"Os 6 melhores são em primeiro lugar o leite materno, depois os ovos orgânicos , o óleo de coco, o azeite de oliva e o abacate, claro que tem muitos outros bons alimentos mas estes são considerados os melhores. As folhas verdes escuras e legumes em geral são escolhas muito boas. A população está adoecendo por excesso de gorduras trans e alimentos fritos em óleos vegetais", destacou.
Confira uma lista detalhada de alimentos prejudiciais à saúde:
Gordura vegetal: é a gordura feita pela indústria, mais barata que os óleos. Ela aumenta o colesterol ruim e diminui o bom, podendo ocasionar infarto e derrame. Está presente em alimentos crocantes como bolachas, torradinhas prontas, folheados de padaria, sorvetes e margarina.
Sucos industrializados: um dos erros mais comuns é utilizar suco em pó (refresco) ou suco de caixinha achando que está consumindo suco natural. Os industrializados tem muito pouco da fruta e muito mais de conservantes e açúcares. Sucos em pó, na verdade, possuem sabor da fruta e apenas 1% dela. Normalmente, o apelo do marketing é trazer o refresco em baixa caloria, mas ele perde no conteúdo de sal adicionado e pela ausência de nutrientes.
Alimentos congelados de supermercado: ricos em sódio e, normalmente, em gordura vegetal. Carboidratos simples (brancos): elevam o açúcar no sangue, aumentam os triglicerídeos, podendo precipitar diabetes e suas complicações também ao serem consumidos em excesso.
Temperos prontos: ricos em sódio, contribuem não só para a retenção de líquido, mas, também, para o desenvolvimento de pressão alta e seus riscos como infarto e derrame. Prefira sempre os temperos naturais (orégano, louro, manjerona, etc.) e acrescente o sal de forma isolada, em média, uma pitada por pessoa.
Confira também alimentos benéficos:
Oleaginosas (castanhas, nozes, etc.): as castanhas são muito benéficas por conterem gorduras boas, elementos como selênio e cálcio, mas são muito calóricas. Para se ter uma ideia, 20 castanhas do Pará fornecem uma boa quantidade de cálcio (em torno de 160mg) mas possuem 650 calorias. Um copo de leite tem em média 240mg de cálcio. A recomendação é de duas a três unidades de castanha ou nozes por dia.
Mel: possui a mesma quantidade de calorias do que o açúcar. A diferença é que o mel é mais nutritivo, trazendo benefícios para alimentação. Podemos substituir, mas de forma controlada, não ultrapassando duas colheres de chá por dia.
Azeite de oliva: é uma excelente fonte de gorduras boas, mas, infelizmente, as pessoas costumam usar o azeite para fritar. Quando aquecido perde suas propriedade benéficas, tornando-se semelhante aos óleos comuns. O ideal é utilizar in natura, para tempero dos alimentos já prontos e/ou salada, de uma maneira controlada, até duas colheres de sopa por dia. Uma dica saudável é não fritar os alimentos em óleo (pular a fase do "refogar") e após o alimento pronto acrescentar o azeite de oliva.
Frutas: são ótimas para a saúde, mas o consumo deve ser variado ao longo do dia. O maior erro é consumir as três porções diárias recomendadas em uma única refeição. Outro erro comum é a repetição da fruta, consumindo a mesma várias vezes ao dia. Variando as frutas teremos nutrientes diferentes ofertados (vitaminas e minerais, principalmente), e ao longo do dia uma melhor absorção destes nutrientes que acabam competindo pela absorção quando consumidos em conjunto. Variando as porções pode-se evitar o ganho de peso.
Sucos naturais: trazem os mesmos nutrientes e benefícios das frutas, mas por necessitarem de uma quantidade maior de cada fruta para o preparo de um copo tornam-se mais calóricos. Dentro de uma alimentação equilibrada e com a prática da atividade física são muito bem-vindos, mas como substitutos das frutas não devem se tornar rotina. Por exemplo, uma laranja possui 66 calorias, para fazer um suco necessitamos de no mínimo três laranjas, ou seja, 198 calorias para 200ml.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!