Nem todo mundo sabe como cuidar daquele tapete lindo da sala, apesar de não cogitar a hipótese de tirá-lo dali. Quem tem alergia respiratória ou criança pequena em casa sabe o trabalho que dá deixar tudo limpinho, sem nenhum vestígio de poeira. A personal organizer Patricia Rebelo destaca, contudo, que, quanto mais frequente for a limpeza das peças, mais fácil será mantê-las em dia.

— O ideal é fazer uma faxina pelo menos uma vez por mês. Use sempre o aspirador de pó, tanto nos tapetes, quantos nos sofás — orienta.

A limpeza do estofado, segundo a especialista, vai depender do tipo de material de que ele é feito. Se for de couro, molhe uma esponja numa água com sabão de coco, e seque-o com um pano novo. Depois, para hidratar o couro, passe um pano bem macio com vaselina. Para estofados de tecido, o ideal é que se faça a impermeabilização uma vez por ano, pois o procedimento evita que materiais líquidos e pastosos penetrem no tecido, e torna sua manutenção bem mais fácil. Estofados e cortinas de tecidos devem ser aspirados.

Como fazer a limpeza diária dos tapetes de casa?

Utilize vassoura de piaçava, escova com cerda dura, pano limpo e bem absorvente. Esta receita básica ajudará para a maior parte das limpezas dos tapetes: um litro de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco, e meia colher de detergente neutro. A qualquer hora que utilizar a receita, sempre use panos limpos e com boa absorção. Faz toda a diferença.

Como manter o tapete sempre bonito, com aspecto de novo?

Não há nada mais deselegante que ponta de tapete virada. Para evitar que isso ocorra, basta passar a ferro bem quente sobre um jornal molhado a ponta e ela voltará ao normal. Evite que o sol bata diretamente nos tapetes. Mas, se isso não for possível, mude-os de vez em quando de lugar. Outra dica é salpicar sal de cozinha em todo o tapete, deixar descansar por uma hora e depois aspire — isto irá retirar o pó e higienizar o tapete.

No caso dos tapetes coloridos, o procedimento para limpeza é o mesmo?

Deve-se passar, de vez em quando, um pano molhado com uma solução de água e vinagre, mas não encharque. Coloque em um balde e mergulhe a vassoura retirando todo o excesso de água de dentro do balde, e somente depois varra. Para fazer uma lavagem simples, umedeça um pano limpo em vinagre e vá passando sobre o tapete. Conforme o pano for ficando sujo, lave-o e vá repetindo a operação até ficar totalmente limpo. Use um litro de água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e uma colher de sopa de detergente neutro. Para limpeza de estofados, sempre leia o manual e a etiqueta, e cuidado com elementos químicos.